Costumo dizer que o Yoga não muda o mundo, o que ele muda é a nossa forma de olhar para o mundo.
O Yoga não acaba com os problemas do mundo, mas com certeza ele nos mostra esses problemas como eles realmente são, simplesmente fatos externos que não fazem parte da nossa essência. E, além do mais, o mundo é o que cada Ser vê.
Uma mesma coisa ou fato pode ser visto de inúmeras maneiras. Aquilo que para uma pessoa se apresenta como problema, para outras se apresenta como oportunidade. Como dizem os marqueteiros de plantão, “enquanto uns choram outros vendem lenços”.
Resumindo, não existe um mundo real e igual para todos, ou seja, o meu mundo é aquilo que eu vejo, ao passo que o seu mundo é aquilo que você vê, mesmo quando ambos estamos olhando para uma mesma coisa. Logo, se o mundo é o que se vê, quando você muda o seu jeito de ver o mundo o seu mundo muda, tudo ao seu redor muda porque o seu mundo interno mudou.
Existem várias modalidades de Yoga disponíveis no mercado, algumas mais serenas que trabalham com maior permanência nas posturas, outras com mais foco no movimento da energia e permanências menores, outras que trabalham tanto a permanência quanto o movimento e acrescentam ainda outros elementos como vencer medos e superar limites, e outras ainda que trabalham com o poder da consciência plena, focando mais no domínio da mente em detrimento do corpo, como podemos ver nos exemplos a seguir.
HATHA YOGA é o Yoga tradicional em que todas as posturas, exercícios de respiração consciente e relaxamento são feitas no solo sobre o seu tapetinho de Yoga. Essa prática contempla a saúde do corpo e da mente como um todo, alonga, fortalece, relaxa e trabalha com bastante permanência nas posturas.
VINYASA YOGA é uma modalidade muito similar ao Hatha, porém trabalha de uma forma mais revigorante, pois executa várias posturas em lindas sequências, sempre fluindo junto com a respiração. Trabalha menos permanência nas posturas e mais movimento entre elas.
AERIAL YOGA é uma nova maneira de praticar Yoga, em que todas as posturas, os exercícios de respiração consciente e o relaxamento final são feitos com o auxílio de tecidos largos e flexíveis que descem do teto em forma de balanços. Esses tecidos sustentam a estrutura óssea do corpo, permitindo maior liberdade e amplitude de movimentos, possibilitando a realização de posturas avançadas do Yoga tradicional, como as invertidas, com muito mais facilidade.
Os principais benefícios são: rápido fortalecimento de braços, pernas e abdômen, redução de dores nas costas e superação de medos. É uma prática de Yoga que tem um caráter mais lúdico e divertido, e oferece resultados muito rápidos.
NIDRA YOGA é uma técnica de relaxamento profundo conduzido, onde o corpo dorme enquanto o sentido da audição e a consciência permanecem despertos. Nesse estado, entre sono e vigília, o subconsciente fica mais receptivo e o praticante trabalha com um propósito específico de algo que ele deseja realizar ou conquistar em benefício de seu próprio Ser.
MEDITAÇÃO é uma prática em que a proposta é estar presente no presente, não no futuro, nem no passado. Com o corpo imóvel e a mente focada a meditação potencializa a concentração, desenvolve a tolerância e o autoconhecimento, preparando o praticante para desenvolver um novo olhar sobre todas as questões da vida, proporcionando paz interior, serenidade e harmonia do Ser consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
No centro de Porto Alegre você encontra todas essas modalidades no espaço Mudrá Yoga com instrutores experientes, vários horários disponíveis e preços superacessíveis.
Agora é com você, faça a sua escolha: Plano de Saúde ou um novo PLANO DE VIDA com saúde plena, disposição e alegria. Se escolher a opção dois, comece já. Pratique saúde, faça Yoga.
Escrito por:
MARIA HELENA LAKSHMI
Instrutora de Yoga, Escritora e Publicitária.
Você também pode gostar de outros artigos: Yoga e o pote de ouro no final do arco-íris