Medicina Natural Naturologia Saúde Integral

Plantas medicinais como auxiliares no tratamento da depressão

Diversas ervas medicinais sobre uma mesa de madeira
Marilyna / Getty Images / Canva
Escrito por Doctoranytime

A depressão é um transtorno psicológico que afeta muitas pessoas, cerca de 300 milhões no mundo. No Brasil, ela afeta 16.3 milhões de brasileiros de todas as idades.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, as causas da depressão podem ser das mais variadas possíveis. Entre elas estão fatores genéticos, sociais, psicológicos e biológicos. Os tratamentos convencionais para a depressão envolvem acompanhamento psicológico com terapias tais como terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia interpessoal, além de acompanhamento psiquiátrico para medicação antidepressiva.

O que poderia completar os métodos tradicionais do tratamento da depressão?

Alguns estudos comprovaram que plantas fitoterápicas ajudam no tratamento de depressão. É importante ressaltar que as alterações medicamentosas com a fitoterapia devem ser levadas em consideração antes de iniciar o tratamento fitoterápico. Para isso, uma avaliação médica deve ser realizada, bem como o acompanhamento de um profissional especializado.

Conheça as 5 plantas medicinais mais utilizadas no combate aos efeitos depressivos.

  1. Camomila (Matricaria recutita)
Pote de vidro deitado em uma mesa contendo camomila desidratada
Triocean / Getty Images Pro / Canva

A camomila é reconhecida no Brasil e no mundo pelo efeito natural calmante e apaziguante, reduzindo a ansiedade e gerando um efeito até um pouco sedativo no indivíduo. Além do mais, o chá dessa planta é uma ótima opção para reduzir a hiperatividade e o estresse. Outras formas de obter os benefícios dessa planta é por meio de óleos aromáticos à base de camomila para o relaxamento corporal.

Não somente útil ao combate dos efeitos depressivos, a camomila pode ser uma aliada também para derrotar alguns cânceres. Essa planta contém uma substância chamada apigenina, um antioxidante que, comprovadamente, age combatendo as células cancerígenas. Além do mais, em um estudo na qual os indivíduos consumiram uma quantidade de 270mg de camomila por 28 dias, esses despertaram ⅓ menos durante o sono noturno que os que não fizeram uso da planta.

  1. Melissa (Melissa officinalis)

Esta planta também é conhecida como erva-cidreira, tem um aroma bem característico e vem sendo utilizada há muito tempo, iniciando quando as irmãs carmelitas faziam um preparo da planta como um tônico alcoólico com fins medicinais, denominada água carmelita.

Desde então, os benefícios e as propriedades dessa planta vêm ajudando muitas pessoas a aliviarem sintomas de estresse, ansiedade, herpes, colesterol, azia e má digestão, entre muitos outros. Além do mais, essa planta tem ação antimicrobiana e antioxidante.

No caso da depressão, essa planta pode ser utilizada para acalmar e reduzir episódios de insônia e ajudar o indivíduo a relaxar. A erva-cidreira apresenta um componente denominado ácido rosmarínico, que aumenta a disponibilidade de ácido gama-aminobutírico (GABA), que é um neurotransmissor que, em baixos níveis, está relacionado à ansiedade e a alterações de humor.

  1. Flor de maracujá (Passiflora incarnata)
Duas flores de maracujá em um jardim
Santje09 / Getty Images / Canva

A passiflora é vastamente utilizada na medicina homeopática e tem muitos benefícios para o corpo e a mente. Sua mais importante contribuição é a redução da ansiedade, principalmente antes de cirurgias. Estudos concluíram que pacientes que fizeram uso da passiflora incarnata apresentaram menos ansiedade pré-operatória quando comparados a outros pacientes.

Outros benefícios da flor de maracujá são o combate à insônia, ao estresse, ao transtorno de déficit de atenção, à dor, além de muitos outros.

  1. Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum L.)

Esta planta é conhecida por agir no mau humor, nos transtornos psicoativos, na ansiedade e na agitação nervosa.

Você também pode gostar:

Essa planta deve ser usada com extrema cautela e acompanhamento médico, por ter potencial de interferir em medicações de uso psiquiátrico e neurológico, como antidepressivos, antipsicóticos, antiepiléticos ou ansiolíticos.

  1. Açafrão (Crocus sativus)

O chá de açafrão pode ser um excelente aliado no combate dos efeitos depressivos, pois contém “safranal”, uma substância que auxilia na estabilização do humor e da ansiedade. O indicado é não exceder a quantidade de 60 mg de suplemento de açafrão por dia.

O doctoranytime enfatiza a necessidade de procurar um médico antes de iniciar o tratamento fitoterápico. Esse tipo de tratamento não deve repor o tratamento convencional da depressão. O acompanhamento com psicólogos e psiquiatras é fundamental.

Sobre o autor

Doctoranytime

A plataforma Doctoranytime oferece serviços que visam otimizar a gestão da clínica ou do consultório de profissionais da saúde, oferecendo teleconsulta, agendamento e visibilidade aos profissionais.

Aos pacientes, o acesso aos melhores médicos da região com detalhamento completo sobre procedimentos executados, planos de saúde atendidos e localização do professional. Além do mais, há opção de agendamento/reagendamento completamente online e sem custo.

Acesse www.doctoranytime.com.br para saber mais.

Email: admin@doctoranytime.com.br
Site: doctoranytime.com.br
Facebook: doctoranytimebrasil
Instagram: @doctoranytime.br