Quantas vezes você já acordou sentindo que seu corpo e sua mente não descansaram? E quantas noites de sono foram interrompidas porque a qualidade do ar não estava tão boa? Se você quer que o seu quarto seja um ambiente acolhedor, de boas energias e purificado, a solução está na natureza. Veja quais são as plantas ideais para incluir nesse cômodo!
Qual planta usar no quarto?
Jasmim
Jasmim é uma trepadeira muito utilizada como planta ornamental. Além de liberar um perfume único, ela estimula o amor e a pureza em um ambiente. Para isso, é importante que ela fique em um local ensolarado e receba água no mínimo três vezes por semana, sem deixar a terra encharcar.
Babosa
Babosa é uma planta suculenta, que se desenvolve bem em vários ambientes. Ela apresenta propriedades calmantes, também trazendo um ar mais tropical para o quarto. O ideal é que a planta fique em um vaso com bastante terra, receba muito sol e seja regada uma vez por semana.
Espada-de-são-jorge
Espada-de-são-jorge é uma das poucas plantas que não se afetam pelo ar-condicionado ou pela poluição do ar. Com ela, é possível dissipar as energias negativas de um ambiente, garantindo proteção contra a inveja. Para que ela viva bem, deve receber luz e água (a cada 10 dias). Como a espada-de-são-jorge é tóxica para animais, é melhor mantê-la longe deles.
Violeta-africana
As flores inconfundíveis da violeta-africana contêm propriedades estimulantes, melhorando a oxigenação no corpo e aumentando os níveis de energia de uma pessoa. Nesse caso, o cultivo deve ser cuidadoso. A planta prefere temperaturas amenas e deve receber luz indireta para que as pétalas não queimem. Na hora de regar, a terra deve estar sempre úmida, mas as folhas devem permanecer secas.
Cacto
Cacto é um tipo de planta suculenta que exige poucos cuidados. Isso porque ele se adapta bem a qualquer ambiente, podendo ser regado uma vez por semana, recebendo até luz indireta (embora goste de sol), ou seja, é uma maneira prática de estar em contato com a natureza dentro do seu quarto.
Begônia
Begônia é uma planta cujas flores representam fertilidade, delicadeza, felicidade e cordialidade. Além disso, ela se adapta bem à sombra, mas prefere ambientes quentes. Para cultivá-la com eficiência, é importante regar a planta a cada quatro dias, mantendo a umidade sem encharcar a terra.
Lavanda
Com propriedades calmantes, a lavanda é muito recomendada para uma boa noite de sono. Diminuindo os níveis de estresse e de ansiedade, essa planta exige alguns cuidados. É importante que ela receba luz solar direta por algumas horas, em uma região com pouca variação climática. Também é necessário regá-la a cada cinco dias.
Clorofito
Clorofito é uma planta de fácil cultivo, que tem a capacidade de purificar o ar. Por meio da absorção de fumaça e de odores, ela garante um ambiente mais agradável. E para que ela viva bem, deve receber luz do sol direta, por algumas horas e água, uma vez por semana.
Jiboia
Jiboia é a opção perfeita para purificar o ar do seu quarto e embelezar o ambiente. Ela pode ser rasteira ou trepadeira, gosta de calor e de luz solar indireta. Em dias quentes, deve receber água a cada três dias. Em dias frios, uma vez por semana. É importante saber que ela é tóxica para os animais.
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz é uma planta repleta de benefícios. Além de afastar as energias negativas e absorver gases tóxicos do ar, ela aumenta a umidade de um ambiente. O perfume do lírio-da-paz ainda apresenta propriedades relaxantes. Para cultivá-lo, deve-se preferir os locais com pouca luz solar, e a rega deve ser feita com algumas borrifadas diárias.
Palmeira ráfia
A palmeira ráfia é ideal para atrair riqueza e prosperidade para um espaço. Mais do que isso, ela purifica o ar e absorve gases nocivos para nós. Essa planta prefere os ambientes com pouca incidência de luz solar direta, precisa de água uma vez por semana e dura mais longe de ambientes com ar-condicionado.
Citronela
Citronela é uma gramínea muito utilizada para afastar insetos de um local, além de exalar um aroma relaxante. Para cuidar bem dessa planta, é importante mantê-la em contato com a luz e manter a terra úmida sem deixar encharcar. Se precisar manusear as folhas, use luvas, porque elas são cortantes.
Você também pode gostar
Samambaia
Samambaia é uma planta que atrai prosperidade para o lar, porém ela é sensível ao vento, sendo preferível que a planta fique longe de janelas. Por gostar muito de sol e de calor, não deve ficar em contato com ar-condicionado. E, para que ela esteja sempre verde e viva, precisa ser regada três vezes por semana.
Depois de aprender mais sobre as melhores plantas para colocar no seu quarto, escolha aquela que atende às suas necessidades. Leve, assim, uma parte da natureza para o ambiente onde você passa um período significativo da sua vida!