Sempre que tomarmos uma decisão, ela virá acompanhada de duas consequências: as pessoas que irão parabenizá-lo por isso e as que irão te criticar. Afinal, cada pessoa tem uma visão de realidade, do que é bom e do que é ruim, então tendem a interferir no caminho do outro, caso suas escolhas não sejam compatíveis com a visão de mundo que a pessoa carrega.
Quando isso acontece, logo começamos a dar mil explicações, a fim de tentar fazer o outro entender ou pelo menos aceitar o caminho que tomamos, mas isso é prejudicial, principalmente para nós mesmos.
Lembre-se de que o outro pode até querer o seu melhor, mas só você sabe o que é melhor para si mesmo. Portanto suas escolhas devem partir de si, do seu coração, deixando-se guiar por aquilo que faz o seu coração vibrar com alegria.
Sendo assim, como podemos parar de dar explicações para tudo?
Primeiramente, é interessante identificar quais tópicos da nossa vida não cabem ao outro (são muitos, pode acreditar) mas vamos dar alguns exemplos para clarear as ideias.
Sua aparência é um dos principais assuntos, porque cada um tem um biotipo, uma forma física, uma cor de cabelo, um gosto etc. Portanto não é preciso ficar explicando para os outros o porquê de estar tão magro ou um pouco acima do peso, tampouco a cor do seu cabelo.
Deixe claro que sua aparência deve agradar primeiro a si mesmo.
Outro ponto é a maneira como se alimenta. Quando alguém decide se tornar vegetariano, cortar o açúcar ou até mesmo parar de beber refrigerante, muitos questionam e estranham, mas a decisão é sua! Muitas coisas podem ter feito você abrir mão de certos alimentos e ninguém tem nada a ver com isso.
Ainda temos o ponto da sexualidade. Esse é um dos fatores mais complicados, porque aqueles que abrem para o mundo sua identidade de gênero logo são julgados e, sem perceber, já estão se explicando sobre o assunto.
Entretanto isso é mais um ponto que cabe a você e somente a você. Afinal, quem vai amar e respeitar até que a morte os separem é você.
Além de tudo isso, temas como carreira profissional, convicções religiosas, gostos, passatempos, entre outros diversos assuntos farão você ser questionado e julgado. No entanto tudo isso é assunto seu, portanto basta ficar em silêncio.
Enfim, não há um motivo específico pelo qual damos explicações aos outros.
Nós apenas sentimos a necessidade de deixar tudo muito claro, principalmente quando envolve a opinião dos familiares, mas todos temos o livre-arbítrio para tomar as melhores decisões para as nossas vidas.
Então, se você quer parar de se explicar para todo mundo, acredite nas suas escolhas, sabendo que se der errado a situação não passará de um aprendizado para a sua vida. Você já sabe o que é melhor para si mesmo!
Você também pode gostar de outros artigos como esse. Confira também: A era da cizânia ou da ignorância. Afinal, o que estamos vivendo?