Quem vive correndo entre uma atividade e outra e anda pra lá e pra cá sem notar a quantidade de tempo gasta em ficar em pé por muito tempo, talvez não se dê conta que isso pode acarretar uma série de problemas de saúde devido à má circulação do sangue. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença.
O correto é ter equilíbrio
Primeiramente, vale lembrar que ficar horas tanto em pé quanto sentado pode ocasionar malefícios, sendo que o sangue localizado nas pernas volta para o coração. E, se nesta região, o funcionamento não estiver andando bem, é daí que vem a sensação de inchaço nos pés, pernas e tornozelos. E esse é um sinal claro de que são necessários cuidados.
De pernas para o ar
Essa expressão nunca coube tanto a uma situação, não é mesmo? Pois bem. Quando chegar em casa ou for a hora de dormir, reserve pelo menos trinta minutos para ficar nessa posição. Deite-se de barriga para cima, de maneira confortável e estique suas pernas na altura do coração. Você pode fazer a atividade na cama ou em um sofá. Se for preciso, erga as pernas e as abaixe em sessões intercaladas. Isso fará com que o sangue flua melhor.
Existem outros fatores considerados vilões quando falamos de inchaços e problemas localizados nas pernas. Na lista, segue o surgimento de varizes, dores, flebites, sensação de peso, entre outras. Dentre uma gama de indicações, separamos algumas para te deixar alerta.
Faça exercícios físicos diariamente
A atividade física aumenta o fluxo arterial, portanto, escolha caminhadas, corridas, natação, andar de bicicleta ou qualquer outro exercício que envolva o trabalho com as pernas. Isso contribui com a redução do LDL (mau colesterol) e a diminuição da pressão sanguínea.
Evite o sal
O sal é um poderoso retentor de líquido, o que significa o trabalho em dobro de rins, fígado e coração. Ele não faz mal apenas para quem tem que lidar com a hipertensão arterial, podendo ser um dos principais ingredientes causadores de malefícios do gênero.
Alimentação saudável
Cereais, frutas, leguminosas, hortaliças e muita fibra; esse deve ser o cardápio escolhido para quem busca por mais saúde. Grandes aliados neste combate auxiliam a flora intestinal, reduzindo a acumulação de toxinas causadoras de complicações no sangue. Sem contar que uma boa alimentação é combustível e canal de prevenção para outras doenças.
Vista-se confortavelmente
As roupas também influenciam na circulação. Opte por peças leves que não apertem a cintura, o busto ou qualquer parte do corpo; calçados que não danifiquem os pés por serem muito apertados ou mochilas pesadas que sobrecarreguem as costas. O corpo precisa de descanso.
Você também pode gostar:
Para complementar as dicas, não se esqueça de usar e abusar da água. Ela faz com que os ingredientes necessários em nutrir o nosso corpo sejam agrupados e distribuídos para os locais necessários, além de eliminar as toxinas que se acumulam no organismo. É muito importante a ingestão de água para que tudo o que foi passado acima funcione com eficácia.
Texto escrito por Juliana Alves de Souza da Equipe Eu Sem Fronteiras.