Já falamos muito sobre Yoga por aqui. Esta milenar prática de meditação surgida na Índia traz autoconhecimento, reduz o estresse, melhora a respiração, deixa os músculos mais fortes e flexíveis, dentre outros benefícios. Os primeiros efeitos são perceptíveis em três meses. Mas, você sabia que a técnica também melhora o sono? Selecionamos 5 posturas de Yoga para acabar com a insônia. De fácil execução, podem ser colocadas em prática até por quem nunca fez uma aula. Conheça e escolha a sua.
1 – Uttanasana (curvatura para frente em pé)
De pé, coloque as mãos nos quadris e deixe o corpo bem ereto. A partir dos quadris, curve o corpo para frente com as mãos na cintura, pernas bem esticadas e desça até onde conseguir. Solte o corpo durante as expirações para tentar encostar as mãos atrás das pernas ou no chão. Saia da posição apoiando as mãos no quadril e suba bem devagar.
Por que é boa? Diminui a ansiedade.
Outros benefícios: alivia dor de cabeça e sintomas de sinusite.
Tempo de permanência: 1 a 3 minutos.
2 – Janu Sirsasana (cabeça no joelho)
Sentado, estique as pernas à sua frente. Deixe a perna direita próxima ao tronco e coloque a planta do pé direito na parte interna da outra coxa. Procure tocar o pé esquerdo com as duas mãos, tente apoiar o abdômen na coxa e a cabeça na perna. Repita o exercício do outro lado.
Por que é boa? Diminui a ansiedade.
Outros benefícios: alivia dor de cabeça e cólica menstrual.
Tempo de permanência: 1 a 3 minutos.
3- Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)
Deite no chão, dobre os joelhos, fixe os pés no chão, mantenha os braços também no chão e deixe-os perto do quadril. Levante o cóccix com cuidado para manter ombros e cabeça no chão. Enrijeça e levante os glúteos. Coloque as mãos abaixo da pélvis e alongue seus braços.
Por que é boa? Reduz a fadiga.
Outros benefícios: melhora dores na coluna e na cabeça, fortalece as pernas, regula pressão e estimula a tireoide, pulmões e órgãos abdominais.
Tempo de permanência: 30 segundos a 1 minuto.
4 – Salamba Sarvangasana (pouso sobre os ombros)
Deite no chão, deixe os braços abertos, dobre os joelhos e leve-os para a testa, tudo isso com a cabeça no chão. Deixe os cotovelos fixos no chão, apoie a base da lombar com as mãos e estique as pernas rumo ao teto, mantendo os glúteos firmes e os pés estendidos.
Por que é boa? Relaxa a mente e reduz sintomas do estresse e depressão.
Outros benefícios: fortalece órgãos abdominais e a tireoide.
Tempo de permanência: comece com 10 segundos e aumente o tempo gradativamente.
5 – Halasana (postura do arado)
A posição Salamba Sarvangasana é a base da postura do arado. Estique as pernas para o teto, dobre o tronco devagar direcionando as pernas para a parte de trás da cabeça. Apoie suas mãos nas costas, ou então, enlace-as e puxe para o lado oposto das suas pernas. Se possível, encoste os pés no chão.
Por que é boa? Reduz estresse e fadiga, alivia dor na coluna e de cabeça e ameniza sintomas de sinusite.
Tempo de permanência: 1 a 5 minutos.
Você também pode gostar:
Você sabia que a Yoga também é boa para quem sofre de insônia? Coloque em prática uma dessas posturas hoje mesmo. Depois, nos conte o quanto seu sono melhorou.
- Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.