São Francisco de Assis (Giovanni di Pietro di Bernardoni), é santo protetor dos animais, nascido em Assis, na Itália, em 5 de julho de 1182. Foi um grande religioso italiano e fundador da ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecida como a Ordem dos Franciscanos.
Era filho de um abastado comerciante de Assis. No início de sua juventude, levou uma vida de jovem nobre. Entretanto nunca demonstrou interesse pelos negócios do pai. Em 1202, as cidades de Assis e Perúsia entraram em guerra. Nesse mesmo período, apesar de sua vontade de lutar, Francisco ficou muito doente.
Após a sua recuperação, decidiu tornar-se escudeiro e partiu rumo a essa missão. Durante a sua jornada, encontrou alguns mendigos e, aos poucos, se desfez de seus pertences para ajudar a cada um que cruzou o seu caminho. Retornou a sua casa, não mais perseguindo títulos de nobreza; pelo contrário, encontrava-se indignado com a desigualdade do mundo: “Como pode haver tanta injustiça, tanto luxo, ao lado de tanta pobreza?”.
Ordem dos Franciscanos
Em 1206, enquanto orava na capela de São Damião, em Assis, Francisco ouviu um chamado de Deus: “Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa!”. Inicialmente, entendeu que se tratava de reconstruir a Capela, então vendeu todos os tecidos do pai e dedicou sua vida aos pobres e à obra de Deus. Mais tarde, entendeu que o real significado daquela mensagem era muito maior e se estendia para a Igreja como um todo, que havia se afastado dos ensinamentos de Cristo. Então fez votos de pobreza e começou a pregar sua doutrina.
Francisco detestava, de todo o coração, o exibicionismo e buscou incessantemente cumprir os mandamentos sagrados, tendo vivido voltado apenas para o espírito. Os seus sermões eram baseados na penitência e na busca pela perfeita santidade. Aos poucos, algumas pessoas começaram a associar-se a ele e a viver essa vida de penitência. Em 1208, pediu autorização ao Papa para fundar a sua irmandade. Por volta de 1215, foi fundada a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, com suas instalações em montes e cavernas, seguindo a sua regra de não acumular propriedades nem riquezas materiais.
O amor a Deus e aos animais
São Francisco de Assis viveu com intensidade o amor de Deus. Dedicou-se à construção de uma bela fraternidade com seus discípulos, e até hoje os seus ensinamentos são pregados. Ficou conhecido pela sua grande afinidade com a natureza e com os animais, sendo inclusive uma simbologia a inocência do retorno ao Jardim do Éden.
Em 1224, adoeceu e renunciou à direção da irmandade. Junto aos seus discípulos, foi para a floresta, onde viveu em contato com a natureza. Passados alguns dias, Francisco orava no alto de um rochedo, quando avistou um serafim de asas majestosas, crucificado, assim como Jesus. Quando a bela visão desapareceu, havia marcas de sangue nas mãos e pés de Francisco, como se ele tivesse sido crucificado também. Ou seja, ao final de sua vida, ele, que tanto serviu a Deus e buscou pela perfeição divina, obteve esse traço que o assemelhava ao Divino Cristo, o nosso salvador.
Morte e canonização
Já muito enfermo, Francisco desejou voltar para Assis, onde, cercado por seus discípulos, faleceu em 3 de outubro de 1226, com apenas 44 anos. Dois anos após a sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. São Francisco de Assis é um exemplo de servo de Deus e um grande protetor dos animais. Sua vida e legados religiosos, são celebrados no dia 4 de outubro.
O que você encontrará neste artigo:
Orações de São Francisco
São Francisco de Assis nos ensina o poder da humildade e obediência a Deus e aos Seus mandamentos. Sua bondade e amor aos animais são inspiração para todos nós. Não é à toa que as suas orações costumam ser a resposta em casos de doença e aflição. Você verá, a seguir, algumas das principais e mais poderosas orações de São Francisco de Assis.
Oração de São Francisco original
As preces espíritas ou orações são o nosso canal de comunicação com Deus. Por meio delas, rogamos, exaltamos e agradecemos por todas as nossas bênçãos. A oração original de São Francisco de Assis representa a pureza e fé grandiosa do santo. É uma prece poderosa, que nos convida a clamarmos com humildade em busca da harmonia em nossa vida.
“Senhor,
Fazei de mim um instrumento de Vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!
Amém”
Oração de São Francisco para os animais
São Francisco de Assis enxergava nos animais e na natureza a mais pura perfeição divina. Cada mínimo detalhe foi pensado e criado por Deus. Durante a sua vida, e mesmo após a sua morte, ele sempre protegeu todos os animais. Por meio de sua bondade e coração puro, leva paz aos sofredores e desamparados. Ivana Negri escreveu uma linda oração nesse tema, intitulada Oração dos Animais:
“Meu São Francisco de Assis
Protetor dos animais
Olhai por nós que rogamos
Vossa bênção e muita paz.
Olhai os abandonados
Sofrendo agruras nas ruas
E os que puxam carroças
Açoitados nas ancas nuas.
Pelos pobres passarinhos
Que não podem mais voar
Presos em rudes gaiolas
Só porque sabem cantar.
E as cobaias de laboratório
Que sofrem dores atrozes
Em experiências terríveis
Que lhes impõem seus algozes.
Pelos que são abatidos
Em matadouros insanos
Para servir de alimentos
Aos que se dizem humanos.
Olhai os que são perseguidos
Sem piedade nas florestas
Só por causa da ambição
Dessas caçadas funestas.
Pelos animais de circo
Que não têm mais liberdade
Presos em jaulas minúsculas
À mercê de crueldade.
Olhai os bois de rodeio
E os sangrados nas touradas
Barbárie e crimes impostos
Por pessoas desalmadas.
Pelos que têm de lutar
Até a morte nas rinhas
Quando o homem faz apostas
Em transações tão mesquinhas.
Olhai para os que são mortos
Nos macabros rituais
Em altares religiosos
Que usam sangue de animais.
Meu bondoso protetor
Oro a vós por meus irmãos
Para que sua dor e tristeza
Não sejam sofrimentos vãos.”
Oração de São Francisco de Assis para proteção de animais
O amor de um animal é puro, livre de interesses e totalmente verdadeiro. Ele nos ensina, de forma singela, a beleza da amizade, do companheirismo e da confiança no amor de Deus. Faça esta oração, de autoria do coaching holístico Franco Guizzeti, quando o seu animalzinho estiver doente e precisando da intervenção divina. São Francisco de Assis, juntamente com o Senhor Jesus Cristo, atuará em sua causa, tenha fé!
“Senhor, que neste momento Tua bênção chegue até (nome do animal) e, como um milagre, ajude-o a curá-lo.
Porque, Senhor, Tua sabedoria é divina, e Teu poder de cura é grandioso.
Sei também, Senhor, que Tu colocaste no mundo os animais para nos ensinar coisas sublimes, como amor incondicional, e é por esse amor que peço por esta criaturinha de quatro patas que está enferma, que se reabilite e tenha menos dores com a Tua ajuda, pela Tua graça!
Estou com o coração apertado porque nada posso fazer, mas confio na Tua força bendita! Senhor, em Ti confio, e entrego (nome do animal) nas Tuas mãos curadoras e divinas. Neste momento, Senhor, elevo meu pensamento para pedir também que os médicos de cura da espiritualidade maior trabalhem e ajudem na nossa batalha, eliminando as enfermidades e o sofrimento deste animal.
Senhor, que a partir desta oração a cura se faça presente e que (nome do animal) obtenha saúde e paz.
Amém.”
Oração a São Francisco de Assis para salvar e encontrar um animal
Um animal perdido entristece corações e testa a nossa fé. A natureza é perfeita: mesmo em momentos desafiadores, precisamos crer e acreditar no Deus Todo-Poderoso. São Francisco de Assis viveu com simplicidade e via nos animais o grande amor de Jesus Cristo e do Criador. A prece abaixo, também autoria do coaching holístico Franco Guizzeti, é recomendada para quando o animal necessita de salvamento ou se encontra perdido.
“São Francisco misericordioso,
Peço ajuda para salvar (encontrar) este animal
(Dizer o nome do animal)
Com a plenitude de Tua compaixão,
Não permitas que ele seja cruelmente tratado,
Nem que permaneça em cativeiro.
Peço-Te, São Francisco,
Padroeiro dos animais,
Que me ajudes a salvá-lo (ou encontrá-lo)
Em qualquer lugar da Terra.
Em Teu nome, São Francisco
Tu, que estás presente em toda parte,
Guia-me com Teus olhos,
Para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo).
Cuida para que
(Nome do animal)
Esteja a salvo!
Que assim seja,
Amém.”
Oração a São Francisco por um animal doente
Assim como as folhas de uma árvore, que dão frutos e depois caem ao chão, é a nossa vida e dos animais. Há um ciclo, em que nascemos, vivemos e morremos, quando nos encontramos com Deus, nosso criador. Entretanto a doença, por vezes, acomete os nossos bichinhos, e não conseguimos entender ou lidar com a situação. O melhor a se fazer é orar e ter fé, tudo nessa vida acontece como tem que ser. Abra o seu coração e permita que São Francisco de Assis invada-o com sua bondade e amor celestial por meio da oração abaixo, escrita pelo Frei Evandro Balestrin.
“Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o Vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por Vossa intercessão, Vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. Meu Amado São Francisco, colocai Vossas mãos sobre este Anjo (nome do animal) que precisa de ti! Com a Sabedoria do Vosso Amor, atendei ao nosso pedido. São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.”
Você também pode gostar:
- Saiba a importância de ter empatia pelos animais
- Confira como é precioso aprender a ter fé
- Descubra como acreditar mais em você!
Temos muito o que aprender com São Francisco de Assis, um homem simples, de coração enorme e fé maior ainda. Os seus ensinamentos perduram ao longo do tempo, e a sua vida é um exemplo de dedicação e amor a Deus. Em meio a momentos difíceis, ou mesmo no dia a dia, pare por um momento e busque enxergar na natureza e nos animais a beleza e a perfeição divinas. “Deus é amor, e a sua criação é perfeita”: essa é, sem dúvida, uma das maiores lições de São Francisco de Assis.