Autoconhecimento Psicologia Saúde Integral

Predisposição genética: A relação entre autismo e superdotação

Criança autista pintando um quebra-cabeça
Maryna Auramchuk de Maryna Auramchuk
Escrito por Fabiano de Abreu

É possível saber se uma pessoa será autista ou superdotada a partir dos genes que ela apresenta? Saber previamente sobre a possibilidade de apresentar essas condições é uma maneira de lidar melhor com elas, mas será que elas são, de fato, genéticas? Estude os detalhes sobre o assunto no artigo de Fabiano de Abreu.

O autismo e a superdotação são condições bastante diferentes, mas que por muitas vezes são fortemente associados. No entanto, apesar de estudos já indicarem uma conexão genética entre ambos, ainda existe muita discussão sobre a forma como essa relação se manifesta.

Existe, sim, uma conexão entre uma predisposição elevada ao autismo e uma predisposição elevada para superdotação, já comprovada por diversos estudos. Essa relação decorre da investigação dos genes envolvidos no desenvolvimento das condições, que podem ser compartilhados.

No entanto, essa conexão não implica que pessoas superdotadas sejam necessariamente autistas, ou vice-versa. Isso porque os genes e variantes associados ao autismo e à superdotação são muitos, podendo haver semelhanças em alguns, mas podendo haver diferenças em vários outros, que também devem ser considerados nessa análise.

O autismo e a inteligência estão geneticamente correlacionados entre si, o que indica uma base genética, até certo ponto, partilhada, assim como associações fenotípicas, entre outras características. Esses padrões indicam que a predisposição de autismo é modulada em parte por componentes em destaque, mas também em desequilíbrio, como a inteligência.

Você também pode gostar

Alguns achados recentes sugerem correlações genéticas entre autismo e inteligência elevada através da sobreposição dos alelos autistas aos da inteligência. A hipótese é que o autismo envolve componentes desequilibrados de uma inteligência mais desenvolvida.

Justamente pela complexidade quase paradoxal da compreensão das duas condições, é importante que cada vez mais estudos se debrucem sobre a análise da genética por trás do autismo e da superdotação para chegar a conclusões mais efetivas sobre os limites e a interação dessa conexão.

REFERÊNCIAS:

AUTISM As a Disorder of High Intelligence. Frontiers in Neuroscience, [s. l.], 2016. DOI 10.3389/fnins.2016.00300. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Autism-and-intelligence-are-genetically-correlated-with-one-another-indicative-of-a_fig3_304619662. Acesso em: 18 jan. 2024.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Pós PhD em Neurociências e biólogo membro das principais sociedades científicas como SFN - Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Sigma XI, sociedade científica onde os membros precisam ser convidados e que conta com mais de 200 prêmios Nobel e a RSB - Royal Society of Biology, maior sociedade de biologia sediada no Reuno Unido.

É membro de 10 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa, Intertel, ISPE, Triple Nine Society, coordenador Intertel Brazil, diretor internacional da IIS Society e presidente da ISI e ePiq society, todas sociedades restritas para pessoas com alto QI comprovados em testes supervisionados. Criou o primeiro relatório genético que estima a pontuação de QI através de teste de DNA e o projeto GIP - Genetic Intelligence Project com estudos genéticos e psicológicos sobre alto QI com voluntários.

Autor de mais de 50 estudos sobre inteligência, foi voluntário em testes de QI supervisionados, testes genéticos de inteligência e estudo de neuroimagem já que atingiu a pontuação máxima em mais de um teste de QI em mais de um país corroborando com os demais resultados genéticos e de neuroimagem.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: deabreu.fabiano@gmail.com
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu