Muito tem se falado sobre processos de Coaching, que acabaram invadindo todas as áreas da nossa vida: coaching de carreira, de vida, matrimonial, sexual, financeiro, nutricionismo, idiomas, aposentadoria, de negócios, espiritual, de equipes, e assim vai.
Encontramos várias definições sobre esse assunto, mas na sua essência, o processo de coaching tem por objetivo ajudar as pessoas a desenvolver-se em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos, seja na carreira profissional, nas equipes ou na vida pessoal. O foco é potencializar suas habilidades e competências, transformando possibilidades desejadas em realidade. Parte da sua realidade atual rumo ao desenvolvimento desejado no futuro.
Como existe uma verdadeira inundação de “Coaches” no mercado, é importante buscar por profissionais experientes e que tenham uma formação e certificação confiável. Profissionalismo, ética e confidencialidade são aspectos fundamentais em um processo de coaching.
Podemos ver abaixo alguns exemplos de aplicação:
Coaching executivo: para pessoas que estão trabalhando, mas estão insatisfeitas e desmotivadas, que tem dificuldade no relacionamento com chefes e pares, querem desenvolver alguma competência para pleitear uma promoção, querem mudar de cargo ou área de atuação e estão em dúvida do que fazer, etc.
Coaching de vida: para jovens em início de carreira que não sabem com certeza o que fazer ou que carreira seguir, executivos em fase de aposentadoria, pessoas que querem começar uma nova vida de empreendedor, aqueles que buscam equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, etc.
Coaching de equipe: elevar a motivação, comprometimento, entrosamento na equipe, comportamento de um grupo específico, etc.
Você também pode gostar:
A utilização de pesquisas e técnicas de inteligência emocional e física quântica, coaching de adversidade, neurociência, psicologia positiva, coaching racional, entre outras, podem ajudar, e muito, a lidar com as dificuldades do nosso dia a dia de uma forma mais harmoniosa e menos desgastante.
Coaching, hoje, se tornou uma palavra com significado muito amplo, o que nos propicia entrar em mais detalhes específicos nos artigos seguintes.