Em nosso texto anterior havíamos comentado sobre atitudes mentais que podem ser confundidos como virtudes, assim sendo daremos aqui continuidade a mais alguns itens que são importantes para termos uma noção destes distúrbios e que na maioria das situações são assimilados com potencial de cada indivíduo, mas na realidade manifesta-se uma patologia que devem ser encarada como tal e tratada para que não se agrave o quadro.
Organização das Atividades Cotidianas e do Lar
Neste Tópico é importante situar algumas nuances que são fáceis de identificar, por exemplo você manter uma casa bem limpa e arrumada com certeza demonstra organização e asseio. Mas quando o indivíduo tem obsessão por essa atividade, sendo que quer manter tudo em seu devido lugar e por deixar tudo um brilho ou mesmo movimentar objetos repetidamente até encontrar um posicionamento adequado. Uma ocorrência também muito notada é o de lavar as mãos compulsivamente e repetidamente por ter medo de se contaminar com bactérias ou vírus ou por se sentir sujo. A organização e a limpeza são sem dúvida aspecto positivo de saúde no lar e para a pessoa, mas ser obcecado por isso, podemos dizer que nos deparamos com um tipo de patologia. Podemos estar diante de um paciente que possui Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
O Bom Samaritano
Um indivíduo de bom caráter e índole tem a perfeita noção de quando deve se posicionar em auxiliar ou não as outras pessoas. Alguns destes indivíduos que tem essas características em muitas circunstâncias podem ter uma atitude submissa, passiva e que necessitam da aprovação das outras pessoas. Elas na sua grande maioria realizam o bem ao próximo mais em decorrência do medo, falta de coragem ou por falta de opções do que mesmo por virtude. O que é verossímil nesses casos e que elas mesmas não sabem se posicionar ou mesmo enfrentar as pessoas. Em muitos casos, o indivíduo possui um Transtorno de Personalidade Dependente e pode acreditar ou não que na verdade deixa de seguir suas próprias necessidades e objetivos de vida.
Você também pode gostar
Rigidez na Dieta
Existem indivíduos que possuem uma aversão a outras pessoas que seguem uma dieta com parcimônia e possuem disciplina em executá-la ou daquelas que fazem exercícios para manter um abdômen perfeito. Ok, quando se segue preceitos de vida, quando isso se torna uma nuance natural, tranquila e sem exageros. Acaba se tornando um problema quando a pessoa executa essas atividades com uma sensação crescente de ansiedade na busca dos próprios objetivos. E o indivíduo começa a brigar com a balança num constante descontentamento com seu corpo. Nesses casos, pode haver o que se chama de Transtorno Dismórfico Corporal, alterando a imagem do seu próprio corpo, faz a pessoa não perceber na realidade qual a forma real e utilizar cada vez mais métodos drásticos para alcançar suas metas.