Muitas empresas e marcas de diversos segmentos vêm criando produtos “amigos da natureza”, que não agridem o meio ambiente ou que causam nele o menor impacto negativo possível. Esse direcionamento contribui para mostrar responsabilidade socioambiental, gerar consciência e fomentar uma relação de fidelidade baseada na preservação da vida de todos os seres vivos, tornando o planeta sustentável no presente e para as gerações futuras.
Apesar disso, ainda há desconhecimento sobre esses produtos capazes de provocar uma grande transformação nos hábitos de consumo e na mentalidade de como usufruir os recursos naturais. Então, conheça quais são alguns deles e reflita sobre a possibilidade de adotá-los no seu cotidiano para se engajar a essa causa.
Direto ao ponto
O conceito de produto “Amigo da Natureza” ou “Eco-Friendly”
Traduzido para o português, “Eco-Friendly” significa “amigo do meio ambiente”, título dado a pessoas e empresas que adotam hábitos e atitudes conscientes ou criam alternativas para evitar danos e agressões à natureza.
Nesse sentido, há marcas que buscam reduzir o impacto de seus produtos no meio ambiente, cuidando da escolha dos materiais, adquirindo insumos de fornecedores também adeptos desse papel, controlando e aprimorando o processo produtivo para gerar menos refugo, reprocesso, detritos, poluentes etc. e utilizando alternativas de distribuição com o mesmo foco, recebendo o retorno de embalagens e dos produtos “inservíveis” ou descartados pelo consumidor final e conscientizando funcionários e consumidores. Inclusive, esses produtos têm selo de sustentabilidade.
Nessa mesma linha, há os consumidores “amigos da natureza”, que, além de terem uma atitude de consumo consciente, buscam produtos que não prejudiquem a sustentabilidade do planeta, dando preferência aos que possuem o selo citado ou de marcas engajadas. Além disso, exigem das empresas atitudes e ações responsáveis para gerar uma mudança de mentalidade em relação à preservação da vida de todas as espécies, cuidando dos ecossistemas enquanto impulsionam o desenvolvimento econômico e social, principalmente das comunidades em que estão inseridas.
Produtos ecológicos e produtos sustentáveis
Ser “amigo da natureza” está relacionado ao fato de consumir produtos ecológicos e produtos sustentáveis, no entanto há diferenças significativas entre eles. Os produtos ecológicos são aqueles desenvolvidos com foco em preservar a biodiversidade e manter o equilíbrio do ecossistema. O produto não pode ser tóxico, poluente, proveniente de fontes naturais não renováveis ou de matérias-primas da natureza que de alguma forma lhe causam danos de qualquer tipo.
Logo, os produtos ecológicos são feitos a partir de materiais recicláveis, obtidos por processos tecnológicos limpos (sem a emissão de detritos e poluentes e sem uso de insumos agressivos); de matéria-prima que não seja de peles, couros e partes de animais; de plásticos biodegradáveis; de matérias-primas renováveis na natureza, obtidas de forma sustentável ou por biotecnologia não transgênica e a partir do controle biológico de pragas.
Em síntese, eles não agridem o meio ambiente e o ecossistema em geral, tanto fauna quanto flora, e se relacionam às empresas que têm engajamento com a proteção ambiental. São os alimentos orgânicos, os cosméticos não testados em animais, os produtos de limpeza biológicos, as roupas feitas com PET reciclado, os combustíveis vegetais (biodiesel), os equipamentos que utilizam tecnologias limpas, como energia eólica e solar, e, ao mesmo tempo em que atendem à demanda da sociedade, não esgotam ou alteram drasticamente os recursos naturais.
Quanto aos produtos sustentáveis, eles são manufaturados, respeitando vários aspectos da cadeia produtiva, que envolve o cuidado às questões ambientais, econômicas e sociais e têm como princípios-chave a qualidade e a durabilidade. Eles são desenvolvidos considerando o crescimento da economia local; a geração de renda e de contratos trabalhistas; a utilização de insumos ecológicos; a gestão de resíduos e, ainda, ações que visam gerar o menor impacto possível.
Além disso, eles são provenientes de fontes renováveis, com redução ou sem uso de plástico, com baixo consumo de energia e água, evitando, portanto, a emissão de detritos e de poluentes.
Enquanto os produtos ecológicos têm como foco a preservação ambiental, os produtos sustentáveis, além desse aspecto, envolvem o desenvolvimento econômico e social das comunidades de onde vêm as matérias-primas ou nas quais são manufaturados. Ademais, algumas empresas e marcas patrocinam estudos, pesquisas e ações relacionadas a vários setores, como a Natura, que, além de manter projetos de conservação da Floresta Amazônica, participa de ações para diminuir a emissão de carbono e testa carros elétricos na cadeia logística.
Quais são os produtos que ajudam na preservação do meio ambiente?
Você deve se perguntar quais produtos são “Amigos da Natureza” para viabilizar o consumo deles no seu dia a dia. Ao conhecê-los, você vai perceber que é possível substituir aqueles que não têm essa característica, de forma surpreendente. Eles podem ser ecológicos e/ou sustentáveis. Veja alguns exemplos entre um número crescente deles:
1. Sabonetes Natura Puro-Vegetal: produzidos com matérias-primas nacionais, eles geram sustentabilidade (ambiental, econômica e social), foco da empresa, uma das pioneiras nessa conduta.
2. Xampus infantis Johnson’s Baby: a resina de PET reciclada pós consumo dos frascos foi incluída em 50% do processo produtivo da embalagem. A ação otimizou as etapas de purificação e resfriamento de água, reduzindo o consumo desse recurso natural.
3. Garrafa d’água “comestível”: a Skipping Rocks Lab desenvolveu essa embalagem com bolhas de água comestíveis, chamadas de “Ooho!”. O produto revestido com extrato natural de algas marinhas é biodegradável e se decompõe entre quatro e seis semanas. É a resposta sustentável para o problema das garrafas de plástico, que mesmo sendo recicláveis, acabam descartadas no ambiente e vão parar nos mares, inclusive permanecendo intactas no estômago de animais marinhos.
4. Arroz Pilecco Nobre: teve a forma de produção melhorada a partir do plantio com gotejamento subterrâneo, o que promoveu economia no consumo de água. Foi reduzida a quebra de grãos e otimizada a recuperação após o descasque, reduzindo o desperdício do produto. Além disso, a embalagem é de fonte renovável.
5. Talheres de bambu: eles substituem os talheres plásticos. São de fonte renovável, totalmente nacionais, biodegradáveis e não contém o BPA (Bisfenol A), composto sintético do plástico, que faz mal à saúde.
6. Filtro de inox: pensado como substituto dos filtros de papel utilizados para fazer café, ele coa instantaneamente de três a sete xícaras dos grãos moídos. É um conjunto prático, lavável e durável, composto de base de sustentação e suporte anexo ao filtro.
7. Pano multiuso para pia da 3M: ele é resistente, lavável, reutilizável, produzido com fibras naturais de fonte renovável de bambu e com atenção aos cuidados ambientais e sociais ligados à matéria-prima. Além disso, a embalagem é feita de papel-cartão, também de fonte renovável.
8. Cápsulas de limpeza YVY: desenvolvidos a partir de fontes naturais e sustentáveis, os produtos são os primeiros do Brasil, na categoria limpeza, com certificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Com impacto mínimo ao ambiente, eles são isentos de ingredientes sintéticos, petroquímicos e químicos nocivos à saúde de pessoas e animais. São concentrados em cápsulas retornáveis à empresa. As etapas do processo produtivo e menos utilização de embalagens plásticas são o grande diferencial.
9. Air ink (tinta feita com poluição): com um processo produtivo prejudicial ao planeta, as canetas que normalmente utilizamos possuem tinta produzida a partir de combustível fóssil. A Kaalink desenvolveu um dispositivo que, ao ser instalado nos canos de descarga de gases dos veículos e das chaminés industriais, coleta resíduos poluentes e partículas (consideradas cancerígenas) para produzir tinta.
10. Produtos de beleza Eudora: a marca brasileira é conhecida pela qualidade de seus perfumes, cremes e produtos para maquiagem. Contudo, o melhor é saber que no desenvolvimento deles não são realizados testes em animais. A empresa possui o selo de certificação do Projeto Esperança Animal (PEA).
11. Automóvel Smart ForTwo Electric Drive Convertible: desenvolvido para comportar duas pessoas, o modelo da Smart (grupo Mercedes-Benz) é elétrico, movido à bateria revestida de aço, com garantia de oito anos ou 100 mil quilômetros e tem autonomia de cerca de 145 km na cidade. Não emite qualquer poluente e foi considerado o automóvel sustentável mais ecológico do mundo.
12. Lâmpadas de LED: com Diodo Emissor de Luz, essas lâmpadas duram 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes (retiradas do mercado) e quatro vezes mais do que as fluorescentes, segundo o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Elas são eficientes e conseguem transformar mais energia elétrica em luminosidade, dissipando menos calor e apresentando maior vida útil. Além disso, são resistentes, não emitem radiação infravermelha ou ultravioleta, possuem várias tonalidades e reduzem o valor da conta de eletricidade.
Como saber se um produto ajuda na preservação do meio ambiente?
Todo consumo acarreta um impacto na economia, no ambiente, nos ecossistemas e na sua vida. Contudo, os chamados “Amigos da Natureza”, sejam eles ecológicos, biodegradáveis ou sustentáveis, representam uma alternativa inteligente para minimizar esse impacto, porém, antes de mais nada, é preciso adotar uma atitude consciente na hora de comprar, de utilizar e de descartar os artigos necessários para viver e ter conforto.
Em outras palavras, é preciso ter um olhar diferente sobre o próprio papel na construção de um mundo economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo. Por isso acostume-se a conhecer cada produto:
1. Leia rótulos, etiquetas e informações descritivas e técnicas.
2. Conheça a procedência de cada um, de que forma é produzido e por quais trabalhadores. Prefira produtos nacionais, que empregam mão-de-obra de comunidades carentes.
3. Pesquise as marcas e atente-se à qualidade. Evite fabricantes que fazem testes de seus produtos em animais, que utilizam insumos de fontes não renováveis.
4. Consulte a Internet e descubra as empresas “Eco-Friendly”. Veja exemplos de sucesso e que fazem a diferença.
5. Comente com familiares e amigos sobre os produtos “amigos da natureza” que você utiliza. Provoque conscientização e a mentalidade para um mundo sustentável.
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Concluindo, consumidores e empresas se tornam cada vez mais conscientes da importância de preservar os recursos naturais. Nesse sentido, enquanto os primeiros esperam produtos tecnológicos e ao mesmo tempo sustentáveis, os fabricantes desejam gerar riqueza, consumo e gerir tais recursos de forma responsável para conquistar fidelidade e consequentemente longevidade. Esse comportamento conjunto pode ser um divisor entre uma postura inconsequente e um compromisso em construir um mundo mais digno a todos os seres vivos. Então, engaje-se a ele!