Em tempos difíceis, quando a energia do lar pode ser invadida por pensamentos negativos é fundamental buscar harmonia e paz e vale a pena colocar em prática algumas dicas que utilizam plantas, flores, velas, incensos e que podem ajudar na proteção do lar e tornar o ambiente mais leve e agradável à família.
Do lado de fora
- Pés de babosa, nos cantos do terreno, afastam ladrões.
- No jardim, não pode faltar a dama da noite, que exala, em perfume, um amor generoso e doce.
- Flores de campânula atraem beija-flor e alegria.
- A mirra ajuda a cumprir o Dom (não foi à toa que Cristo-menino a recebeu no nascimento).
- Poejo auxilia nas relações familiares.
- Camomila afasta inveja!
Casa adentro
Ao entrar deve-se abençoar a casa mentalmente. Junto à porta, o vaso das sete ervas: comigo-ninguém-pode (cuida da vida material), alecrim (traz alegria, protege de raios e do mal, dá sorte aos amantes, atrai entidades benfazejas), guiné (transforma a negatividade), arruda (defende, mas deve receber um nome como se fosse comadre. Aí sim, sua força se engrandece), cinenária-marítima (para saúde), pimenta (limpa raiva e desentendimento), espada-de-São Jorge (contra feitiço). Atrás da porta, uma oração, a imagem de uma divindade ou uma bolsa com três dentes de alho com casca (renovada todos os anos) reforça a proteção.
Faxina energética
Na hora de limpar a casa, uma vassoura de alecrim-do-campo, ou um pano de chão embebido em chá de boldo, cumpre a função de limpar também as raivas e mágoas. Ao guardar a vassoura, os ramos ficam para cima. E, na mudança, não se carregam: vassoura nem peneira velha.
Bem do próximo
Para atrair prosperidade, o segredo é a generosidade. Na roça, após a colheita, paga-se o dízimo para a terra: parte dos grãos é devolvida ao lugar, atraindo abundância para o futuro. Na cidade, o segredo é dedicar parte dos ganhos (e do tempo) aos necessitados.
No quarto
- Lavanda e margarida trazem felicidade ao casamento.
- A folha de cana-de-açúcar, cruzada em X sob o colchão, ajuda a curar sentimentos pesados.
- Ramos de alfazema, alecrim ou sete folhas de mangueira sob o travesseiro favorecem o sono.
- Um copo de água, com carvão e clara de ovo, na cabeceira da cama, age como filtro mental e ajuda nos casos de insônia. Mas deve se renovado todos os dias.
Vela e anjo
Um altar atrai um anjo guardião. Ali um ramo de angélica auxilia nas invocações. Acender vela, só com a intenção bem clara!
Benzedura e defumação
A benzeção, indispensável, começa dos fundos para a frente do lugar, espargindo-se água benta com um raminho cheiroso, rezando até chegar à porta da rua. Assim, tiramos todo o mal. Mas não se deve benzer depois do pôr-do-sol, o que diminui a força do rito. Um copo com água e sal grosso sustenta a purificação. Se a cor alterar, troque rápido a água.
Contra melancolias, ensina Henda Freire no livro Segredos de Tias e Flores (ed. Dumará): “Queimar, numa telha com brasas, ramos de alecrim e louro, sal marinho e um fio de azeite virgem. Defumar a casa por três noites, rezando com muito fervor”.
Você também pode gostar
A proteção do carvão
O carvão funciona como uma esponja energética, que absorve as negatividades de qualquer espaço. Coloque o carvão vegetal em um recipiente com água (veículo condutor). Pode espalhá-lo por toda a casa e trocá-lo a cada 15 dias.
Aromaterapia: carvão vegetal, palha de alho e sal grosso, queimar junto com mirra, benjoim e estiracáceas (incenso de igreja). O que sobrar do carvão jogue longe da casa.
No quarto para dormir: 3 pedaços de carvão num prato branco sobre o criado-mudo (trocar a cada 2 dias).
Banho de Limpeza: coloque um pedacinho de carvão embaixo de cada pé na hora de jogar a água com as ervas no corpo. Ele concentra as energias negativas liberadas pelo banho.
Espero que ajude! Compartilhe suas experiências conosco!