Há tantos exercícios disponíveis pra se fazer que muitas vezes chegamos a ficar em dúvida sobre qual realizar. Mas, se você ainda não pratica nenhuma atividade física e desejar iniciar, recomenda-se sempre começar aos poucos e escolher uma atividade que proporcione prazer.
Isso porque é muito comum as pessoas iniciarem uma atividade e, depois de algum tempo, acabar deixando-a de lado. Uma atividade bem simples e barata e que ainda lembra a infância de muitos é pular corda. Mas isso é exercício? Sim! E é possível perder calorias e emagrecer.
Uma atividade física completa
Algumas pessoas chegaram a afirmar que pular 15 minutos de corda equivale a uma hora de caminhada. Mas não se deixe levar por essas afirmações. Pular corda tem muitos benefícios, mas, assim como todos os outros exercícios, não há milagres e é preciso colocar tudo em prática.
Alguns profissionais indicam fazer uma intervenção, ou seja, pular corda e também fazer caminhada ou agachamento. O que quer dizer que você deve ter um treino intercalado que aí sim poderá emagrecer. Apenas pular corda sem intensidade será apenas mais uma brincadeira. Por isso, se seu foco é emagrecer, intensifique o treino, faça intercalações e converse com um profissional para lhe passar dicas seguras.
Outra dica fundamental é fazer com intensidade e frequentemente, isso porque a tonificação e o fortalecimento só virão se houver a prática constante. Ele sozinho pode não ser apenas o responsável por emagrecer, mas pode ser uma alternativa junto ainda com outro exercício. Além de ser uma brincadeira, tem muitos benefícios.
Benefícios de se pular corda
- Ajuda a fortalecer os membros inferiores, assim trabalha diversos músculos do nosso corpo;
- Trabalha todo o corpo;
- Desenvolve a coordenação motora e a agilidade;
- Ajuda a diminuir a celulite;
- Ajuda a queimar caloria;
- Considerada uma boa atividade para recuperação de lesão;
- Ajuda a emagrecer;
- É prático, rápido e barato, podendo ser realizado em qualquer lugar, até dentro de casa;
- Ajuda a tonificar as pernas;
- Pular corda pode contribuir para a saúde de seus ossos;
Pular corda: atividade feliz e prazerosa
Esqueça os exercícios chatos e sem graça. Pulando corda, você pode deixar a sua atividade física bem mais prazerosa. Uma dica: coloque a sua música favorita e comece! Você vai se sentir feliz e realizada.
Você também pode gostar
É, ainda, vai lembrar sua infância. Se quiser deixar a atividade ainda mais prazerosa convide um amigo e comece a pular junto. Mas uma dica: comece devagar para não sair cansado logo no primeiro dia. É isso. Se exercite, movimente o corpo e lembre sua infância pulando corda.
Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.