O Brasil é o país com o maior número de espíritas do mundo: são aproximadamente 4 milhões, segundo dados do IBGE e da Federação Espírita Brasileira. Aqui, a doutrina teve uma maior aceitação, em especial pelo fato da crença na reencarnação. E mais que isso: os ensinamentos, que vão além da religião.
Foi o cientista francês Hippolyte Rivail, mais tarde conhecido como Allan Kardec, que codificou o espiritismo, definindo-o como uma “doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos”. Sob forte influência do cientificismo e do pensamento evolucionista, Kardec fundou diversos pontos da prática espírita.
Os conceitos e os ensinamentos do espiritismo foram distribuídos em várias obras literárias. Como grandes adeptos da literatura espírita, os seguidores dessa doutrina têm nos livros uma variedade enorme de informações, histórias e experiências com o mundo dos espíritos, além das lições que permeiam sua filosofia de vida, como a caridade e a evolução espiritual.
Existe uma vertente do espiritismo voltada a repercutir o conhecimento transmitido pelos espíritos que é conhecida como psicografia. O maior representante dessa vertente aqui no Brasil foi o médium Chico Xavier. Ele afirmou ter psicografado mais de 450 livros, material farto tanto para quem quer aprofundar mais os próprios conhecimentos quanto para quem ainda não conhece a doutrina e gostaria de conhecer seus ensinamentos.
Em 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Espiritismo. A data foi criada em homenagem ao dia em que Allan Kardec lançou a primeira edição de “O Livro dos Espíritos”, em Paris (França). Em razão disso, também é celebrado, na mesma data, o Dia do Livro Espírita. Pegando carona nessas comemorações, vamos deixar dicas de alguns livros da doutrina e os ensinamentos transmitidos por meio da literatura espírita. Confira.
“O Livro dos Espíritos” – Allan Kardec
Primeiro e principal livro sobre o espiritismo, é leitura obrigatória para quem ainda não está familiarizado e deseja obter um profundo conhecimento dos princípios que norteiam a doutrina espírita. É um dos cinco livros fundamentais que constituem a Codificação do Espiritismo.
Apresentando-se no formato de perguntas e respostas, traz esclarecimentos sobre Deus, a natureza dos espíritos, as Leis Morais, a imortalidade da alma, a vida presente, a vida futura, a pluralidade das existências, entre outros enigmas.
Baixe o livro aqui: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf
“O Evangelho segundo o Espiritismo” – Allan Kardec
Este é outro dos 5 livros fundamentais da doutrina espírita e faz uma abordagem sobre o ensinamento moral do Evangelho, convidando o leitor a vivenciar as máximas morais de Jesus na sua vida diária.
Baixe o livro aqui: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/26.pdf
“Violetas na Janela” – psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Esse best-seller da literatura espírita conta a vida da jovem espírita Patrícia, que desencarnou aos 19 anos. No romance, a jovem narra a sua experiência do outro lado da vida e seu acolhimento por parte dos espíritos benfeitores, na Colônia São Sebastião. Ela também descreve tudo sobre o plano espiritual e suas dúvidas sobre a nova condição.
O livro traz ensinamentos sobre o que é a desencarnação, do ponto de vista do desencarnado. Ensina ainda sobre como devemos agir diante da morte de pessoas queridas e o que fazer para superar a dor da perda.
Baixe o livro aqui: http://www.feluzecaridade.net/download/Violetas_na_Janela.pdf
“Nosso Lar” – psicografado por Chico Xavier
Uma das principais obras espíritas nacionais. É o primeiro livro da coleção “A Vida no Mundo Espiritual”, cuja autoria se atribui ao espírito André Luiz. Conforme Chico Xavier, André Luiz teria sido médico na sua última encarnação.
O livro conta os primeiros anos do médico, logo após seu desencarne numa colônia espiritual chamada Nosso Lar, onde os espíritos se reuniam para aprender e trabalhar entre cada encarnação.
Entre outros ensinamentos, o livro traz a dignificação do homem por meio do trabalho e a lei da causa e efeito, à qual todos os espíritos estão submetidos. O livro inspirou o filme homônimo e a novela “A Viagem” (TV Globo).
Baixe o livro aqui: http://lelivros.love/book/download-nosso-lar-chico-xavier-em-epub-mobi-e-pdf/
“As Vidas de Chico Xavier” – Marcel Souto Maior
Na busca por saber tudo sobre a vida de uma das mais emblemáticas figuras do espiritismo no Brasil, o jornalista Marcel Souto Maior realizou um trabalho jornalístico investigativo de dois anos que reúne informações, entrevistas e dezenas de livros.
O resultado desse trabalho foi o best-seller biográfico “As Vidas de Chico Xavier”. Com relatos inéditos, narra os altos e os baixos de Chico ao longo dos seus 92 anos. Fala de sua infância e da experiência com espíritos, de sua dedicação intensa à causa espírita e de sua abnegação, de sua caridade e de seu desprendimento a valores materiais.
Você também pode gostar
- Entenda a influência dos espíritos na sua vida
- Saiba tudo sobre o Dia Nacional do Espiritismo
- Conheça a história de Allan Kardec
Apesar de ser uma biografia não necessariamente espírita, traz um ensinamento importante, tendo a vida de Chico Xavier como exemplo de resignação, obediência, perseverança e paciência diante do sofrimento e das acusações sobre ser uma possível fraude.
Além do mais, traz ao leitor um reforço da crença sobre a veracidade das manifestações mediúnicas de Chico Xavier. O livro do jornalista foi publicado em 2003 e vendeu mais de um milhão de cópias, servindo como base para o filme “Chico Xavier” (2010).
Baixe o livro aqui: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/diversosautores/asvidasdechicoxavier.pdf