Jardinagem

Quais plantas afastam as pragas?

Manjericão molhado em um vasinho
Tookapic / Pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O sonho de ter uma horta orgânica pode virar um pesadelo com a invasão de pragas e fungos. Saiba, porém, que é possível manter as plantas saudáveis de forma natural, ou seja, sem o uso de produtos químicos, como pesticidas e fungicidas.

Além do mais, é possível manter moscas e mosquitos longe da sua casa, somente cultivando as espécies certas para isso, já que várias plantas são verdadeiros repelentes naturais de insetos devido à fragrância que exalam.

Conheça algumas plantas que auxiliam no controle biológico, afastando as pragas da sua horta de maneira natural e, de bônus, seu lar ainda contará com o perfume natural de ervas e flores!

Absinto

Absinto, losna, erva-do-fel, alenjo, sintro ou artemisia são os nomes para a Artemisia absinthium, planta originária do velho continente, que possui folhas bem características, recortadas e cinzenas. É utilizada como planta medicinal e na fabricação da bebida conhecida como absinto. A erva é um excelente vermífugo e pode ser utilizada no tratamento de piolhos. No jardim, ela afasta o fungo que comumente acomete árvores como o pessegueiro, a laranjeira e o limoeiro. Por conta do seu odor característico, o absinto também afasta pequenos insetos da horta.

Coentro

Imagem em zoom de coentro
KengVacharach / Getty Images / Canva

O coentro (Coriandrum sativum) é tempero muito utilizada na culinária brasileira. Há quem seja fã e há pessoas que não muito adeptas do seu consumo. A erva, no entanto, possui várias propriedades benéficas à saúde. Ademais, o coentro mostra eficiência no controle de pulgões e ácaros, devido ao seu aroma bastante forte e característico, além de ser de fácil cultivo, precisando de regas somente em dias alternados e um pouco de luz solar. Ou seja, perfeita para você ter em seu jardim.

Manjericão

Ocimum basilicum, popularmente conhecido como manjericão, é uma planta arbustiva extremamente aromática e com um sabor único. O seu odor não é somente agradável na culinária, mas também contribui para afastar moscas e mosquitos dentro e fora de casa. Eles podem ser plantados em vasos ou diretamente no solo, sozinho ou com outras plantas. Para afastar os insetos, plante o manjericão perto de portas e janelas de sua residência, em algum lugar onde bata Sol. O aroma contribuirá para manter moscas e mosquitos bem longe.

Hortelã

mãos de uma pessoa tocando em folhas de hortelã
Lzf / Getty Images Pro / Canva

A hortelã (Mentha sp) é uma planta de folhas bastante aromáticas, muito utilizada para fazer chás. Consequentemente, afasta insetos como a borboleta-da-couve, traças e formigas e até mesmo ratos. Por outro lado, a hortelã atrai insetos benéficos para o jardim, como as abelhas. A planta é uma ótima opção para se cultivar nas bordas das hortas, formando uma barreira natural de proteção. Suas folhas podem também, depois de secas, serem colocadas dentro da casa para afastar moscas e mosquitos do ambiente interno.

Sálvia

As longas e aveludadas folhas da sálvia (Salvia officinalis) possuem um sabor forte e refrescante, sendo um tempero bastante utilizado na culinária ocidental. A planta é ideal para pequenas hortas, pois, além de ser de fácil manutenção, funciona no controle de pragas. A erva afasta as mariposas que atacam repolho, brócolis e couve-flor. Além disso, as folhas da sálvia podem, depois de secas, serem colocadas nos ambientes para repelir insetos em geral.

Alecrim

Imagem em zoom de alecrim
Webentwicklerin / Pixabay / Canva

Originária da região do Mediterrâneo, o alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta arbustiva e bastante aromática, comumente utilizada em pratos assados. Ele pode ser cultivado tanto em vasos como no solo, sendo um ótimo companheiro para a sálvia. O alecrim é um poderoso repelente natural de moscas, mosquitos, pulgas e carrapatos. Seu cultivo é relativamente fácil, e a planta só precisa ficar em um ambiente ensolarado.

Tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris) é conhecido por ser um excelente tempero em carnes e molhos e por precisar de pouco cuidado no seu cultivo. Além disso, o aroma que exala do arbusto é um repelente natural de mosquitos. A erva também repele certas pragas, como borboleta-da-couve, considerada praga para diversas plantas como couve, couve-flor e brócolis.

Erva-dos-gatos

Foto em zoom da erva dos gatos
Nahhan / Getty Images / Canva

Catnip, erva-gateira ou erva-dos-gatos são nomes para a mesma planta, a Nepeta cataria, espécie nativa da Europa e sudoeste da Ásia. Conhecida por ser bastante atrativa aos gatos, essa erva tem um fácil cultivo e se espalha facilmente pelo jardim. A planta afasta naturalmente os mosquitos das hortas, sendo considerada até mesmo mais eficiente do que alguns tipos de repelentes químicos.

Capuchinha

A capuchinha (Tropaeolum majus L.) é uma planta muito utilizada no preparo de chás para tratamento de infecções urinárias. Suas flores também podem ser consumidas frescas em saladas, principalmente quando cultivada sem o uso de pesticidas. Conhecida também como chagas, mastruço, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, essa planta repele naturalmente nematoides, vermes abundantes em solos, e insetos como a mosca branca, inimiga das couves, das folhas do tomate e da batata.

Citronela

Imagem em zoom da planta citronela
Vtupinamba / Getty Images / Canva

A citronela (Cymbopogon), também conhecida como capim-limão, é um dos melhores exemplos de plantas que afastam naturalmente as pragas. Além de ser eficaz contra moscas e formigas, é muito utilizada para repelir os inconvenientes mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. A planta possui propriedades terapêuticas e, além de aromatizadora, é ainda bactericida e calmante devido à presença de geraniol e citronelal em sua composição. Ela pode ser plantada na horta, no jardim, em vasos ou diretamente no solo.

Para que o controle de pragas seja eficaz, misture no mesmo canteiro várias espécies de plantas. Não é necessário seguir um padrão ao plantar suas mudas e, quanto mais intercaladas as espécies, melhor!

Isso porque as plantas funcionam como barreira física contra os insetos, protegendo umas às outras. Coloque, por exemplo, a hortelã nas bordas do canteiro onde está plantada a couve, pois a primeira espantará as pragas comuns à outra folha.

Vale lembrar também que nem todas as ervas daninhas são nocivas! Algumas plantas que crescem espontaneamente acabam atrapalhando o crescimento das mudas, pois sugam a água e os nutrientes do seu cultivo.

Você também pode gostar:

Entretanto, antes de sair arrancando todas as folhinhas que aparecerem por aí, confira se a espécie não é benéfica para a sua planta. Acontece que algumas plantas ajudam no crescimento de outras, pois ajudam a fixar nitrogênio no solo ou ainda atuando como proteção física.

E você sabia que alguns insetos podem até auxiliar no controle de pragas? É o caso das joaninhas, que se alimentam de pulgões e de moscas. Para ter essas visitantes em seu jardim, cultive flores como tulipas e lírios ou plante erva-doce e cominho, que são atrativos para elas.

Essas várias dicas mostram como o uso de agrotóxicos pode ser descartado ao cultivarmos uma horta orgânica com diversas espécies de plantas em harmonia. A natureza é sábia e, com um manejo correto, plantas e animais se manterão em equilíbrio.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br