Você gostaria de ser referência de beleza ou ser alguém extremamente atraente?
A pergunta parece um pouco redundante, não é mesmo? As palavras beleza e atraente parecem ser sinônimos ou chegam muito perto disso, certo?
Nem tanto.
Talvez no senso comum elas sejam parecidas, mas na realidade essas características são diferentes e muito distintas. A beleza se refere a nossa aparência exterior. Ela engloba coisas como:
- Corte, comprimento e cor do cabelo;
- Formato e cor dos olhos;
- Estrutura óssea;
- Físico.
Em geral, a beleza natural é formada geneticamente e não pode ser artificialmente criada — mas pode ser melhorada. Em outras palavras, se alguém não é naturalmente bonito, sua aparência pode ser melhorada, mas essa pessoa nunca será realmente deslumbrante.
Ser “atraente”, por outro lado, é uma condição que mistura características externas e internas que, quando combinadas, produzem um certo tipo de magnetismo incomparável.
A atração combina:
- Aparência física;
- Atitude;
- Personalidade;
- Disposição.
Assim, alguém muito atraente pode não ser aquela pessoa capa de revista. Mas nós vemos os efeitos disso no nosso dia a dia.
Considere um “casal estranho”. Sabe aquele casal em que a menina é incrível da cabeça aos pés e o cara é só “ok”?
Na mesma hora, nos perguntamos: “O que diabos essa menina está fazendo com ele?”
A resposta é simples: o que ele deixa a desejar visualmente é compensado em outras áreas.
Pensamos que as pessoas mais bonitas vivem com 1001 pretendentes aos seus pés. Mas, na verdade, se uma pessoa realmente atraente aparecer, ela ganha o jogo.
Pense no popular cantor e compositor britânico Seal como exemplo. Vamos ser honestos — ele não é exatamente o que chamamos de “fruto proibido”. No entanto, ele era atraente o suficiente e se tornou famoso numa indústria em que a boa aparência é uma condição e uma passagem só de ida para o sucesso. Considere também que ele ganhou o coração da linda super modelo Heidi Klum.
Ser Atraente X Ser bonito
Ser bonito
- A beleza é uma imagem física pura e natural;
- A beleza pode ser herdada, feita através de cirurgia ou pelo Photoshop;
- A beleza é individual e associada a características físicas;
Ser atraente
- A atração flui e é variável. Ela vem de dentro para fora.
- A atração é desenvolvida e evolui ao longo do tempo. Ela é imune à idade.
- A atração é um objetivo atingível para aqueles que se preocupam com seus corpos, em desfrutar suas vidas, manter a sensualidade e se envolver com os outros.
Podemos alterar a nossa aparência com maquiagem e cosméticos. Podemos manipular nossos corpos e cabelo com roupas, tatuagens e acessórios. Mas a aparência é apenas uma parte da equação.
Então, o que faz uma pessoa ser atraente? De todos os elementos necessários para ser alguém realmente atraente, a beleza física é só um deles.[/mks_pullquote]
Michaelis define atraente como: “dotado da capacidade de atrair; encantador, sedutor”. E seus sinônimos, segundo o Dicionário de Antônimos e Sinônimos, são:
- Simpático;
- Agradável;
- Encantador;
- Cativante.
Ser uma pessoa atraente vai além de músculos à mostra, uma bunda no lugar e um lindo conjunto de dentes. Isso esconde nossa verdadeira essência como seres humanos.
O jeito com que interagimos com os outros e com o mundo ao nosso redor é o segredo para ser realmente atraente. É a maneira como levamos a vida. Como nos sentimos sobre nós mesmos. E, o mais importante, é como fazemos os outros se sentirem quando estão na nossa presença.
Você também pode gostar:
Para não deixar dúvidas, a beleza física é um elemento crítico para ser atraente. O segredo é ter orgulho de quem você é, de como se mantém limpo, de como se arruma e de como apresenta sua autoestima e seu valor — duas qualidades muito atrativas.
Resumindo, é simples: ser atraente é a nossa habilidade de trazer as pessoas para perto… É o nosso magnetismo.
Escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras