Comportamento Psicanálise Relacionamentos

Qual é o mais difícil de superar, a traição ou o adultério?

Conceito de traição e deslealdade. Mão segurando garfo, que aponta para coração de massinha, em fundo lilás.
mohd izzuan / Getty Images / Canva Pro

Entenda as diferenças entre traição e adultério e como esses desafios emocionais podem ser superados. Este guia psicanalítico oferece insights sobre a reconstrução da confiança, o manejo das emoções e os caminhos para a recuperação após a quebra de confiança em relacionamentos e amizades

A dificuldade de superar a traição e o adultério pode variar amplamente de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo sente e lida com essas experiências de maneira única.

Contudo, é possível identificar algumas distinções importantes entre esses dois tipos de traição, que podem influenciar significativamente como são enfrentados e superados.

Traição

Homem e mulher ficam tristes, chateados e frustrados depois de brigas. Conceito de desconfiança, problemas amorosos, traições e problema familiar.
Nuttawan Jayawan / Getty Images / Canva Pro

A traição pode ocorrer em diversos contextos, como em amizades, relações familiares (como com pais e irmãos) ou no ambiente de trabalho (com patrões ou colegas).

Esse tipo de traição envolve a quebra de confiança e um sentimento profundo de deslealdade. Superar uma traição pode ser um processo particularmente desafiador, pois muitas vezes é necessário questionar e reavaliar a própria percepção da relação e a confiança depositada na pessoa envolvida.

A recuperação pode exigir a reconstrução da confiança e o manejo de sentimentos intensos de desvalorização ou rejeição, que podem afetar a autoestima e o bem-estar emocional.

Adultério

O adultério, que ocorre especificamente em um contexto de relacionamento romântico, pode ser devastador devido à quebra de um compromisso íntimo e à promessa de exclusividade. O impacto emocional do adultério é frequentemente mais profundo devido à natureza íntima da relação e às altas expectativas de lealdade e comprometimento.

A dor resultante pode ser intensificada pela sensação de traição em um vínculo amoroso e pela comparação com o parceiro ou parceira envolvida na infidelidade. A intensidade da dor e o impacto sobre a relação podem ser mais profundos e complexos, exigindo um processo de cura mais delicado.

Imagem do triângulo amoroso entre jovens ao ar livre. Conceito de traição, deslealdade e adultério.
JackF / Getty Images / Canva Pro

Ambos os tipos de traição podem causar uma dor significativa e necessitar de um processo de cura e reconstrução. A diferença fundamental é que o adultério tende a abalar a confiança de maneira mais profunda devido ao caráter íntimo e exclusivo das promessas feitas em um relacionamento romântico.

Você também pode gostar:

Em qualquer caso, a recuperação geralmente envolve entender as causas da traição, trabalhar o perdão (se possível e desejado) e, se necessário, decidir sobre o futuro da relação ou da própria trajetória pessoal.

Janio Costa Psicanalista Online 

E-book Desvendando a traição. Saiba mais acessando o link: 

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com