Na adolescência, geralmente uma grande quantidade de pessoas sofre com problemas de acne. Muitas vezes esse problema persiste ao longo dos anos e as causas nunca são descobertas.
De acordo com um novo estudo, o surgimento da acne pode estar diretamente ligado à saúde dos órgãos internos e ao tipo de alimentação que o indivíduo tem. Normalmente os cravos e espinhas aparecem por problemas hormonais ou genéticos. Recentemente, a medicina chinesa afirmou que o surgimento da acne tem muito a ver com a saúde dos nossos órgãos internos. Veja os locais e quais suas causas.
Testa (Parte superior)
O surgimento das espinhas e dos cravos na parte superior da testa está diretamente ligado ao sistema digestivo e a bexiga. Quem sofre com essa região é necessário aumentar a ingestão de água e limitar o consumo de alimentos gordurosos e açúcares processados.
Testa (Parte inferior)
Essa área é relacionada com o coração. Para diminuir a incidência de acne nessa região é necessário realizar atividades cardiovasculares frequentemente e ingerir óleo de coco ou de romã.
Sobrancelhas e Olhos
As espinhas que surgem nessa área estão diretamente relacionadas ao fígado. Ter acne nessa região significa que o órgão está sobrecarregado. Diminuir o consumo de frituras, alimentos gordurosos, álcool e laticínios são uma boa saída para quem sofre desse problema.
Orelhas
Se você tem espinhas na região das orelhas, pode ser um sinal de que seus rins não estão funcionando da maneira correta. Beber bastante água e diminuir o consumo de sódio são medidas que ajudam bastante.
Bochecas
As bochechas são relacionadas com os pulmões e vias respiratórias. Se você fuma ou possui qualquer tipo de doença respiratória, como asma, as chances de ter acne nessa região é bem grande. Outro grande problema que influencia a incidência de acne nessa região, é a superexposição à poluição.
Queixo
Acne nas laterais do queixo é indicação de desequilíbrio hormonal. Incluir a soja na sua dieta ajudará a resolver o problema. Já cravos e espinhas no centro do queixo estão diretamente relacionados a problemas com a digestão. Aumentar o consumo de alimentos integrais e a ingestão de água podem solucionar o problema.
Para os profissionais da medicina tradicional, a única região que realmente coincide com os estudos chineses é o queixo. No queixo encontram-se muitos receptores para o hormônio masculino, responsável pela hipertrofia das glândulas sebáceas, uma das causas da acne.
Você também pode gostar
Os médicos tradicionais não confiam muito nesse embasamento da medicina chinesa, mas concordam que diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e aumentar a ingestão de água ajudam na melhora da acne.
- Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.