Confesso que me surpreendi positivamente, pois descobri que o Feng Shui é uma técnica de harmonia dos espaços muito mais interessante e profunda do que imaginava. Hoje, afirmo com convicção que o Feng Shui deveria ser ensinado nas universidades de Arquitetura, de Engenharia Civil e de Design de Interiores.
Acredito que os ambientes influenciam muito mais em nossas vidas do que imaginamos e, por meio do Feng Shui, conseguimos avaliar as plantas baixas dos imóveis e a construção dos terrenos. E, acredite, elas nos dizem muita coisa sobre os diversos aspectos das nossas vidas, sejam eles pessoais ou profissionais.
Você deve estar se perguntando como isso funciona na prática…
Funciona da seguinte forma: imprimimos a planta baixa do imóvel e sobre ela colocamos o baguá* (que pode ser, por exemplo, uma imagem impressa do diagrama), para assim identificar as áreas das nossas vidas. São elas:
Família → representa a nossa relação com os nossos ancestrais, o nosso pai e a nossa mãe. Uma desarmonia nessa área pode nos trazer problemas de toda a ordem, seja financeiro, de saúde ou de relacionamento.
Prosperidade → representa as nossas finanças, está relacionada ao poder e aos bens materiais. Uma desarmonia nessa área pode nos trazer problemas financeiros.
Sucesso → relaciona-se com a maneira como somos reconhecidos por nossa família, pelos amigos, pelo chefe e pelos colegas ou aquilo que gostaríamos de realizar nesta vida. Uma desarmonia nessa área pode impactar nossa capacidade de desenvolver autoconfiança.
Relacionamento → refere-se especialmente ao relacionamento amoroso, à boa relação com o parceiro ou vontade de atrair um parceiro. Em uma empresa, está relacionada à relação entre os sócios, os funcionários e/ou clientes e parceiros. Uma desarmonia nessa área pode gerar problemas e dificuldades de relacionamento.
Criança/criatividade → está relacionada aos filhos e à fertilidade. Uma desarmonia nessa área pode gerar problemas de relacionamento entre pais e filhos, assim como dificuldades de engravidar. Também está ligada à área da criatividade, à imaginação, à criação e ao pensamento e futuro, onde queremos chegar.
Amigos/viagens → concernente aos amigos que conhecemos e às pessoas que passam pelas nossas vidas para nos ajudar/nos orientar no cumprimento da nossa missão, entre os quais: mentores, membros da família, professores, etc. Também está relacionada às oportunidades de viagem (negócio ou lazer) que surgem em nossas vidas.
Carreira → refere-se à carreira profissional e aos nossos talentos. Quando fazemos o que amamos, somos recompensados e reconhecidos. Uma desarmonia nessa área pode representar desânimo e questionamento com o nosso propósito de vida.
Sabedoria → essa é a área do autoconhecimento para compreendermos melhor quem somos. Oportunidade de crescimento espiritual e de nos manter centrados e mais tranquilos.
Saúde (centro do baguá) → importante, pois conecta todas as outras áreas. Para se ter boa saúde, é fundamental que as outras áreas estejam em harmonia. Desarmonia pode trazer doenças para as nossas vidas.
E aí, ficou curioso(a) para saber qual cômodo da sua casa representa cada área do baguá?
Na dúvida, a minha sugestão é você zelar por todos os cômodos da sua casa, seja a sala de estar ou a área de serviço, com o mesmo carinho! Para isso, mantenha-os organizados e bem cuidados!
*Baguá é um diagrama octogonal, que aplicado sobre a planta baixa de um imóvel ou do terreno define as áreas relacionadas às nossas vidas.
Você também pode gostar de outro artigo dessa autora. Acesse: O minimalismo como estilo de vida