A autossabotagem é um mecanismo inconsciente que nos impede de alcançar o sucesso nas diversas áreas da vida.
Sabotar a si mesmo é limitar-se, criando desculpas e evitando fazer o que precisa ser feito, é impedir a própria evolução. Isso normalmente acontece quando estamos perto de conquistar algo positivo e passamos a nos questionar se realmente somos capazes e merecedores daquilo.
Muitas vezes usamos o medo para nos defender do que é desconhecido para nós. O medo de ser exposto do julgamento do outro. Assim, começamos a não só não assumir as responsabilidades, mas também a culpar o outro.
É comum utilizar frases como “Não consegui porque não tive tempo o suficiente” ou “Fulano não me ajudou; por isso, não deu certo”.
E quando deveríamos nos levantar e tentar por outro caminho, superando os obstáculos, acabamos desistindo dos nossos sonhos.
Às vezes, por medo do julgamento dos outros, ou até mesmo de forma inconsciente, acabamos aceitando nos moldarmos para cabermos nos vários padrões que existem. Com isso, nos perdemos de nós mesmos e também nossa autenticidade.
Você não precisa se colocar em uma caixinha. A verdade é que sempre haverá julgamentos, sendo você mesmo ou tentando se encaixar. Por isso, é importante valorizar mais a sua opinião do que a dos outros; afinal, quem sabe mais da sua vida além de você mesmo?
Para assumir quem você é em essência, sem tentar se encaixar nesses padrões, é preciso ter muita coragem, mas o fruto que se colhe disso é ter a vida feliz com que você sempre sonhou.
Você também pode gostar
A terapia pode te ajudar a ressignificar esses padrões. Entre em contato comigo e agende sua sessão, para eu poder te ajudar.
Agende um bate-papo comigo. No nosso primeiro encontro, conversaremos, e será avaliada a melhor forma para conduzir o seu processo. Não se preocupe, pois eu não cobro por essa conversa.
Psicóloga Carla Marçal.
(11) 99916-1828.