Muitos irão dizer que não têm tempo para mais uma atividade!
Em seu livro, ‘Mindfulness On The Go’, Jan Chozen Bays apresenta diversos exercícios para levar a prática de mindfulness para o dia a dia.
Como assim?
Mindfulness pode ser incorporado na sua vida cotidiana com pequenos passos e experimentos, estando ciente de suas ações, seu corpo e mente.
Vou dar um exemplo: ao fazer uma atividade do seu dia, como cozinhar, dirigir, caminhada para o almoço, no ônibus ou metrô, escovando os dentes, tomando banho…ufa, a lista é grande! Você pode fazer essas atividades no piloto automático, ou prestando atenção ao momento, ou seja, praticando mindfulness!
Quantas vezes saiu de casa para ir para o trabalho e nem notou como foi o trajeto? Se te perguntassem o que tinha no caminho, ou por onde veio, vem aquele branco!
Todos já passamos por isso, nossos pensamentos nos levam para tão longe que não notamos o que está acontecendo agora. Muitas vezes, são pensamentos desagradáveis, que ainda nos deixam insatisfeitos, causando sofrimento.
É por isso que ao praticar mindfulness no dia a dia começamos a prestar atenção a esses momentos preciosos da nossa vida, percebendo o que acontece com você no presente.
“Praticar atenção plena é focar atenção total no que está acontecendo fora e dentro de você – no seu corpo, no seu coração, na sua mente. É estar consciente de si e do entorno sem criticar nem julgar.” (Jan Chozen Bays)
Vamos começar a praticar?
Um exercício muito interessante para começar é usar a mão não dominante para fazer suas atividades cotidianas, como comer, pentear o cabelo, escovar os dentes, escrever… dentre outras.
Experimente essa prática e perceba como seu corpo e mente reagem ao usar a mão não dominante.
O que aprendeu com a experiência?
Um dos princípios de mindfulness é a curiosidade, permita-se abrir para a experiência. Uma dose de humor é sempre bem-vinda! Um outro é não ter julgamentos, deixe as críticas de lado e aproveite.
Essa atividade nos abre as possibilidades de aprender algo novo, de criar novas habilidades e perspectivas. Como é para você?
Você também pode gostar
Aos poucos, pode ir levando essa prática de estar ciente do momento presente para outras atividades do seu dia e abrir uma infinidade de oportunidades. Vamos praticar mindfulness?
Referência:
Jan Chozen Bays. Mindfulness On The Go. Shambhala, 2014.