Existem três tipos de profissionais: os que resolvem os problemas, os que evitam os problemas e os que criam os problemas. Os profissionais que resolvem os problemas são aqueles que estão sempre buscando novas formas de fazer seu trabalho de maneira mais rápida, econômica e eficaz. Não perdem tempo analisando o trabalho dos outros mais do que o necessário e focam no que precisa ser feito.
Estes profissionais entendem que os problemas fazem parte da rotina, são capazes de manter a calma e pensar em soluções visando resolvê-los o mais rápido possível. Ser um profissional bem sucedido tem tudo a ver com a capacidade que temos de resolver os desafios que nos forem apresentados ao longo do caminho, sem perder a motivação e a positividade.
Os profissionais que evitam os problemas são aqueles que estão sempre deixando para depois, fingem que não estão vendo que há algo de errado imaginando que, desta forma, talvez o contratempo se resolva sozinho. A dificuldade destas pessoas em lidar com assuntos que, às vezes, podem ser desagradáveis ou em confrontar pessoas ou processos que já não vão bem acaba apenas aumentando o impacto do problema.
O pior é que, geralmente, os transtornos gerados pela “vista grossa” de alguém vão acabar estourando na mão de outra pessoa, que terá muito mais trabalho para resolver a situação. Os profissionais que causam problemas geralmente são aqueles que passam mais tempo cuidando do que os outros estão fazendo do que realizando suas próprias atribuições.
Por não estarem concentrados em suas atividades, cometem muitas falhas, porém, dificilmente assumem a responsabilidade de seus erros, queixando-se sempre do colega, do cliente ou do chefe.
Se sentem perseguidos e desvalorizados e não entendem que seu comportamento é que causa seu insucesso. Os causadores de problema estão sempre tentando trazer mais gente para seu grupo de insatisfeitos, reclamando de tudo e falando mal dos outros.
Você também pode gostar
O importante é saber que, independentemente do grupo que você pertence neste momento, sempre há tempo para mudanças. Decida ser o profissional que faz a diferença e comprometa-se a buscar a melhor versão de você.