Nascida em 1947, em São Paulo, a Monja Coen foi jornalista profissional e após uma transferência a trabalho para Los Angeles, Califórnia, iniciou suas praticas regulares de zazem no Zen Center of Los Angeles, onde fez seus votos monásticos em 1983.
O zazem é uma prática meditativa de observação, que busca o autoconhecimento do ser humano, onde o praticante fica sentado, com o corpo bem alinhado e de frente para uma parede branca, e utilizando-se de técnicas respiratórias aprende a observar suas emoções.
Após anos de treinamento e graduações numa extensa jornada monástica e passagens importantes por templos no Japão, em 2001 Monja Coen deixou o Templo Busshinji e iniciou um pequeno grupo de zazen na casa de um de seus praticantes, que em pouco tempo ficou pequena, sendo criado oficialmente a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, Templo Tenzui Zenji, com início das caminhadas meditativas em parque públicos, no intuito de levar o zazen e o kinhim (meditação caminhando) para a população paulistana.
Desde que voltou ao Brasil, Monja Coen realiza palestras, oficializa casamentos, bençãos para residencias, empresas, crianças e recém nascidos.
A Monja já ordenou mais de 30 monásticos, entre homens e mulheres, e mais de 250 pessoas laicas.
As atividades da comunidade zazem no templo incluem retiros, treinamentos para noviços e noviças monásticos e cerimoniais arregimentados pela Soto Shu.
Você também pode gostar
Atualmente a Monja reside no templo Tenzui Zenji em São Paulo, onde preside o Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do Viazen/Vila zen do Rio Grande do Sul.
Seguem dois sites de relacionados à Monja Coen:
Site oficial da Monja Coen: www.monjacoen.com.br
Zendo Brasil: www.zendobrasil.org.br