Filosofia

Quem foi e o que pensava Baruch Spinoza?

O famoso filósofo Baruch Spinoza tem sua estátua perto do Bijvoetbrug.
fincioenj / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em tempos nos quais a Igreja ditava as regras e definia como as pessoas deveriam pensar e agir, alguém precisava ser muito corajoso para bater de frente e questionar o cristianismo. Por isso é que pessoas como Baruch Spinoza, um filósofo tcheco, foram tão importantes.

Spinoza, para se ter uma ideia, foi um dos primeiros homens a dar o pontapé inicial no movimento que ficou conhecido como Iluminismo, que buscava reduzir a influência da Igreja na sociedade e questionar seus dogmas. Preparamos um artigo que expõe em detalhes quais são as principais ideias de Spinoza e quem foi esse homem. Confira!

Quem foi Baruch Spinoza?

Nascido em Amsterdam, na Holanda, em 1632, Baruch Spinoza (às vezes transliterado como Baruch Espinosa ou Baruch de Espinosa) foi um filósofo muito importante para o movimento conhecido como Iluminismo, que fazia uma crítica ao cristianismo e ao poder da Igreja.

A história da família de Spinoza já o contrapunha à Igreja, já que seus antepassados portugueses fugiram da Inquisição Portuguesa e se estabeleceram na Holanda. Tendo sido excomungado da Igreja por fazer críticas ferrenhas à Bíblia, à religião e às superstições da época, dedicou-se a estudar os filósofos gregos, como Sócrates e Platão, e foi bastante influenciado pelo francês René Descartes.

Foto de um campo holandês
Tom Swinnen / Pexels

Viveu uma vida simples e custeada por uma família holandesa abastada, apesar de trabalhar com polimento de lentes. Ao longo da vida, recusou diversos convites para lecionar em colégios e universidades. Spinoza morreu com apenas 44 anos, vítimas de uma tuberculose, doença comum e fatal à época.

Principais ideias de Baruch Spinoza

Na época do Iluminismo, Spinoza foi um dos autores que mais foi perseguido pela Igreja por contradizer a ideia do Deus cristão, um ser onisciente e todo-poderoso. Uma de suas citações mais famosas é bastante simples, mas resume seu pensamento: “Deus, ou seja, a Natureza”. Segundo Spinoza, Deus não era senão a própria natureza, não um ser divino.

Ainda segundo ele, tudo aquilo que nos acontece não é obra das nossas ações ou de uma finalidade que estabelecemos, mas da própria necessidade de a vida seguir o seu curso, então, para ele, não temos a liberdade de dizer “não” para nada, apenas de dizer “sim” e assimilar os acontecimentos.

Árvores de uma floresta sendo vistas de baixo para cima
Felix Mittermeier / Pexels

Por fim, ele acreditava que nada podemos criar no mundo, apenas podemos transformar aquilo que já existe em outras coisas, por isso, segundo ele, nada pode ser inventado ou dividido, então somos todos uma única substância amorfa, mas única, o que ele às vezes chama de Deus.

Frases marcantes de Baruch Spinoza

Não rir, nem lamentar-se, nem odiar, mas compreender.”

Em vez de vivermos chorando pelos cantos ou de ficar ridicularizando aquilo que não conhecemos, a melhor postura possível é simplesmente assimilar o que aconteceu, em busca de tentar compreender os acontecimentos. Em vez de reagir a eles, tente compreendê-los.

Não há esperança sem medo, nem medo sem esperança.”

Medo e esperança são filhos dos mesmos pais. Se a esperança é a fé de um dia o medo vai deixar de existir, o medo é o temor de que as esperanças não vão se cumprir, por isso os dois estão intimamente ligados e é impossível compreender um sem tentar compreender o outro.

Todo o homem gosta mais de dar ordens do que de recebê-las.”

Quem é que gosta de abaixar a cabeça e obedecer a ordens? A verdade é que, se pudéssemos, todos nós seriam do time daqueles que dão ordens e se fazem obedecer, em vez de nos dobrarmos para aqueles que têm mais poder do que nós.

Não chore; não seja indigno. Entenda.”

Se, em vez de reagirmos com inconformismo, tristeza ou qualquer outro sentimento violento diante daquilo que no acontece, procurarmos entender esse acontecimento, então amadureceremos e aprenderemos cada vez mais a lidar com a vida de maneira leve e mais harmoniosa.

Mulher respirando fundo
Karolina Grabowska / Pexels

Deus é um mecanismo imanente da natureza e do Universo. Deus e natureza: dois nomes para a mesma coisa.”

No momento em que compreendemos que Deus não está em um lugar distante de nós, mas em todas as coisas que vemos e podemos tocar, compreendemos quão importante é cuidar da natureza e dos nossos recursos naturais, que são finitos.

Todo ser é potência e a potencialidade de cada um se desenvolve na relação.”

Nenhum de nós pode atingir o seu potencial sem se conectar a outras pessoas, absorver o que elas podem oferecer e viver, com base nessas relações significativas, toda a potencialidade de finalmente vir a ser o que está destinado a ser.

Como aplicar a filosofia de Spinoza em sua vida

Independentemente da religião que você siga ou até mesmo se não segue nenhuma, é importante entender o conceito de Natureza de Spinoza. Quando compreendemos que Deus não é uma criatura divina distante num trono, mas tudo o que vemos, sentimos e, principalmente, a natureza, passamos a valorizar ainda mais a manutenção e a preservação dos nossos recursos naturais.

Outra importante lição que podemos extrair de sua obra é que não podemos lutar contra o destino, a vida ou seja lá como você chama o que rege o que nos acontece. Quando batemos de frente com essa força, de acordo com ele, apenas sofremos, por isso o melhor a ser feito é aceitá-la e aprender a lidar com as consequências trazidas por ela.

Você também pode gostar

E por último, mas não menos importante, Spinoza cultivava a opinião de que tudo e todos que existem são uma única coisa, o que pode nos ensinar a valorizar mais as pessoas e tudo o que temos no mundo, evitando comportamentos inadequados e a desvalorização daquilo que existe.

Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre as ideias desse importantíssimo filósofo holandês, que tal nos dizer se compartilha dos pensamentos dele ou se discorda da maior parte do que ele disse? Os ensinamentos de Spinoza serão úteis em sua vida?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br