Quando o espaço é do outro, devemos seguir nele com cuidado. Penetrar nele com as nossas certezas, mais do que falta de empatia, significa falta de respeito, significa que damos mais valor a nós próprios, às nossas opiniões e certezas do que ao que o outro pensa ou acha.
As certezas causam impossibilidades, por outro lado, as dúvidas são prenhes de ensinamentos e descobertas. Ser empático é ter a capacidade de se “colocar no lugar do outro” mesmo que de forma abstrata e basear a razão de forma concreta no ponto de vista da outra pessoa.
Se as certezas são limitantes, encurtam a visão de mundo, é um verdadeiro desastre invadir o espaço do outro com as próprias certezas.
Se eu, por vezes, me confundo com minhas próprias emoções e sentimentos, é quase certo que farei estragos adentrando o espaço alheio com minha visão limitada pelas minhas certezas.
Minimamente, preciso de autorização ou solicitação para, respeitosamente, entrar no território sagrado da alma alheia.
Passo a passo para a empatia:
Ouvir — oferecer ao outro uma escuta de qualidade.
Ouvir, a ele, como ele vê, percebe e “sente”.
Compreender seu relato de acordo com seu ponto de vista.
Só então é a hora de enriquecer a visão, acrescentando um novo olhar sobre o mesmo ponto, porém, com outra perspectiva.
Entre o “não” das incertezas da outra pessoa e o “sim” das nossas próprias certezas, há o “talvez”, o “quem sabe”, o “pode ser”, o “pensando bem”, o “não tinha me atentado a esse aspecto”, o “vou pensar sobre isso”…
Na agregação dos pontos de vista, criamos um caleidoscópio de opções, saberes e novas possibilidades, ampliando, assim, o espaço de escolha.
Portanto, o respeito, a empatia, o limite e a escuta determinarão o melhor resultado.
Você também pode gostar
- Entenda como funciona a filosofia do cuidado e aplique em sua vida
- Leia 8 frases que revelam quem você é e perceba-se
- Saiba ser uma pessoa mais empática em sua vida. Inspire-se!
Ou, pelo menos, o mais ameno, com menor impacto negativo.
“Invasão é diferente de contribuição, portanto, num diálogo, saiba a hora de opinar, como opinar, o que falar e faça sua contribuição.”