Morando nas grandes cidades, é o que mais buscamos. Temos estímulos de todos os lados e a todo momento. Dar um tempo para recarregar a bateria é essencial. Cada um pode encontrar uma forma de se energizar.
Vamos falar aqui sobre o mindfulness ou “atenção plena”, estar ciente, plenamente consciente…
Inúmeras pesquisas estão sendo feitas para comprovar os benefícios de mindfulness, o que é excelente e reforça essa prática. No entanto, o mais importante é você experimentar esses benefícios na sua vida.
Vamos ver alguns benefícios de mindfulness:
Poupador de energia!
Quando incorporamos a atenção plena ao que estamos fazendo no momento, diminuímos os pensamentos que nos dispersam – passado, futuro ou fantasias – o que nos permite ser mais sábio e hábil na execução de uma atividade. É a habilidade de focar e também de estar ciente da respiração, do corpo e da mente, ou seja, o que está ocorrendo internamente.
Os pensamentos não são ruins. Rever algo do passado para ajustar, planejar o futuro, fantasiar para criar algo novo é excelente! O que gasta nossa energia é ficar ruminando, isto é, repetindo mentalmente, como, por exemplo, aquela conversa longa que terá com o chefe ou sobre a apresentação de resultados, dentre outros.
Fortalece a mente!
É o treinamento da mente para ser leve, eficaz, flexível e concentrada no que queremos focar. Assim como treinamos para tocar um instrumento, para falar inglês ou fazer um esporte. Mindfulness treina a mente.
É uma ferramenta poderosa para ampliar as possibilidades, ter insights, ser criativo e compassivo. Nos auxilia a ficar conscientes dos hábitos, padrões reativos, diminuir a fuga dos problemas, pois conseguimos olhar de frente e com isso permitir que as mudanças aconteçam.
Acalma a ansiedade!
A essência de mindfulness é estar consciente do momento presente.
Quando redirecionamos a energia gasta com os pensamentos para a função de estar ciente, isso auxilia na diminuição da ansiedade, que é estimulada pelo excesso de pensamentos do passado e futuro.
Trazer atenção as pequenas atividades do dia, estar presente e viver a vida de maneira consciente.
Antes de pensar no fim, percorra o caminho para alcançar o que deseja. A regularidade e o compromisso com as práticas são fundamentais para colher os frutos. A trajetória pode ser muito divertida, ao abrir a mente curiosa para o que aparecer, sem julgar e deixar-se embarcar nessa deliciosa experiência de praticar mindfulness.
Você também pode gostar
Que tal inserir numa atividade do seu dia a dia?
Quando o seu telefone tocar ou dar um alerta, antes de checar, faça três respirações conscientes, percebendo o ar entrando e saindo, só depois atenda ou cheque sua mensagem.
Referência: Jan Chozen Bays. Mindfulness on the go. Shambhala, 2014.