Como podemos prender a atenção das crianças no ensino Infantil e ao mesmo tempo letrá-las?
Temos vários caminhos a seguir, porém um dos mais utilizados é a Contação de Histórias.
Essa forma de interação com as crianças é fantástica pois podemos utilizar vários recursos para atingirmos tal objetivo: o de fazer o letramento da criança. Como devemos, ou melhor, como podemos fazer a Contação?
De início podemos escolher um espaço que não seja o mesmo que a criança já usa normalmente em suas atividades. Nesse espaço, crie cenários visuais, caso não tenha recursos para tal, use almofadas, bichinhos de pelúcia e até cartazes indicativos e ilustrados com o mesmo tema de sua história.
Escolha um tema que pode ser fictício, mas com alguma moral ao final da história, como, por exemplo, o conto de fadas que sempre finaliza com o “felizes para sempre”.
Na Educação Infantil tudo o que for visual auxilia muito o compreendimento das crianças, então use o que puder a seu favor, como, por exemplo: dedoches, fantoches, teatro de sombras, avental com personagens de feltro, cartazes, bonecos, etc. (desde que todos sigam o mesmo tema).
Lembrem-se também da entonação vocal, mudar o tom de voz a cada personagem e a cada fala auxilia na criação imaginativa da criança.
E o imaginar é algo mágico, é onde viajamos, conhecemos, aprendemos e nos expressamos.
Você também pode gostar
- Compreenda a contação de histórias como uma ligação entre passado e presente
- Homenageie o contador de histórias com criatividade
- Entre na moda e valorize a arte de contar histórias
Referências: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, acesso 27/10/202
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, 5. ed. Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010
SISTO, Celso. A arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. p. 1-4, acesso 27/10/2020. Disponível em https://pt.slideshare.net/rofisi/a-arte-de-contar-histrias-celso-cisto.