Muitas mulheres se deparam com um grande desafio ao entrar na menopausa: ondas de calor, depressão, ansiedade, ganho de peso, irritabilidade e osteoporose são alguns dos sintomas que trazem desconforto para o dia a dia, devido às variações hormonais.
Praticar exercício físico, meditar e seguir uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes e oleaginosas, são atividades que garantem um tanto de bem-estar neste período
Segundo diversas pesquisas, os alimentos ricos em ômega 3 e vitamina E ajudam no combate às ondas de calor. Dentre os vegetais ricos em ômega 3 está a couve-flor, que pode ser acompanhada por algumas nozes, pois suprem a vitamina E.
A salada de couve-flor à moda mediterrânea é uma receita simples, refrescante e que pode ajudar a amenizar os desconfortos da menopausa.
Direto ao ponto
Salada de couve-flor à moda mediterrânea
Ingredientes
- 1 couve-flor;
- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas;
- 6 azeitonas pretas laminadas;
- ¼ de xícara de chá de nozes picadas;
- Suco de um limão;
- Azeite;
- Sal.
Modo de preparo
Corte a couve-flor em floretes pequenos.
Unte uma assadeira com azeite e distribua a couve-flor, cuidando para não sobrepor os floretes. Caso necessite, utilize duas assadeiras.
Regue a couve-flor com um fio de azeite e tempere com sal.
Leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos.
Retire a assadeira do forno, vire os buquês de couve-flor e retorne ao forno por 15 minutos para que dourem do outro lado.
Retire do forno e transfira a couve-flor caramelizada para uma saladeira.
Acrescente a azeitona, as nozes e as folhas de hortelã.
Tempere com o suco de limão, azeite e sal.
Misture para integrar os sabores.
Sirva a seguir.
Salada de couve-flor à moda mediterrânea como aliada na redução dos calores da menopausa
Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação é imprescindível para uma vida mais saudável. No caso de mulheres na menopausa, que sofrem com ondas de calor, estresse, ansiedade, sobrepeso, insônia, perda de massa óssea (osteoporose), diminuição da libido, fadiga e depressão, esse fator se torna ainda mais importante.
Em média, 85% das mulheres na menopausa relatam ter ondas de calor; porém, se a dieta seguida for ruim, a probabilidade de uma maior intensidade do sintoma é evidente. Portanto, a alimentação saudável, à base de frutas, verduras, proteínas magras, carboidratos e gorduras boas, aliada à prática de exercícios físicos, tende a trazer um pouco mais de conforto nesse período.
De acordo com estudos acerca do assunto, os principais agentes capazes de auxiliar na diminuição do calor excessivo são o ômega 3 e a vitamina E — um poderoso antioxidante —, e ambos estão presentes em diversos alimentos. Na família dos vegetais, por exemplo, a couve-flor é uma ótima opção para incluir na dieta, pois é fonte riquíssima de ômega 3.
Por isso, para quem gosta de couve-flor, e principalmente para aquelas que têm dificuldade em consumir o vegetal, a salada de couve-flor à moda mediterrânea é uma boa alternativa para inserir o alimento na dieta. A receita é refrescante, simples de executar, além de ser saudável e ter ação direta na redução dos desconfortos da menopausa.
Salada de couve-flor à moda mediterrânea
Ingredientes
• 1 couve-flor;
• 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas;
• 6 azeitonas pretas laminadas;
• ¼ de xícara de chá de nozes picadas;
• suco de um limão;
• azeite;
• sal.
Modo de preparo
1º – Corte a couve-flor em floretes pequenos;
2º – unte uma forma com azeite e distribua a couve-flor, tomando cuidado para não sobrepor os floretes (para o caso de muita quantidade, utilizar outras formas);
3º – regue a couve-flor com um fio de azeite e tempere com sal;
4º – leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por 15 minutos;
5º – retire a forma do forno, vire as couves-flores e coloque-as novamente no forno, a 200 °C, por mais 15 minutos, até estar tudo dourado;
6º – retire a couve-flor assada do forno e transfira para um recipiente de sua preferência;
7º – acrescente a azeitona, as nozes e as folhas de hortelã e tempere com suco de limão, azeite e sal;
8º – misture tudo e está pronto para servir.
Além da receita da salada de couve-flor à moda mediterrânea, existem muitas outras, igualmente saborosas e saudáveis, que você pode incluir na sua dieta.
Você também pode gostar
- Confira a técnica de respiração aliada da menopausa
- Descubra alimentos importante para sua dieta na menopausa
- Aprenda sobre os sintomas físicos e emocionais da menopausa
- Saiba como minimizar os sintomas da menopausa por meio da respiração
- Fogachos: saiba tudo sobre
Se você gostou dessa dica, compartilhe-a nas redes sociais para chegar a outras mulheres que também estão passando pela menopausa e precisam conhecer novas formas de se adaptar à alimentação saudável!