A zonaterapia, mais conhecida como reflexologia, é uma técnica que tem como base a crença de que todas as partes do corpo humano estão interligadas com os pés ou com as mãos. Pressionando-se alguma dessas áreas, regiões bem específicas dessas partes, o corpo é capaz de produzir efeitos terapêuticos para outras diversas partes.
Ela nada mais é que um método que utiliza a pressão para tratar dores ou problemas de saúde. Cada área pressionada corresponde a estruturas específicas do corpo, glândulas e órgãos.
A grande vantagem dessa técnica é que ela pode ser aplicada em qualquer situação ou em qualquer lugar.
A reflexologia das mãos, por exemplo, traz diversos benefícios para o corpo, porque, além de promover o relaxamento, auxilia a eliminar toxinas, melhora o sistema de imunidade, estimula as funções mentais, melhora a circulação sanguínea, eleva o nível energético, entre muitos outros.
Nosso corpo se encontra dividido em dez zonas, que terminam ou começam nos pés e nas mãos. Além disso, cada parte do corpo ou ainda cada órgão pode ser representado por essas regiões. Por isso é que, quando estamos com algum problema ou dor que nos incomode, ao pressionarmos alguma dessas áreas, a dor pode ser eliminada, já que a ela se destina o fluxo do sangue, energia, os impulsos nervosos e nutrientes.
Antigamente, não havia nenhuma distinção entre mente, corpo e espírito. Assim, entendia-se que a saúde dependia basicamente do equilíbrio de elementos considerados distintos (emocional, físico e espiritual).
As mãos e a respiração são os únicos elementos que precisamos para aumentar e melhorar nossa vitalidade mental e física. O polegar é o mais importante dos instrumentos, no entanto, dependendo da zona de desconforto, será necessário utilizar um objeto mais contundente, como por exemplo, a borracha dos lápis ou um pregador de roupas, para aplicar a massagem.
Você também pode gostar
Esse tipo de tratamento deverá ser iniciado com aplicação de métodos de relaxamento e finalizado da mesma maneira.
Apesar desse tipo de terapia ser considerada segura, há alguns cuidados que devem ser tomados. Se você tem um problema mais grave de saúde que já esteja sendo tratado, é recomendado que consulte seu médico e pergunte sobre a possibilidade de aplicação da reflexologia.
Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.