Aqui no Brasil comemora-se o Dia da Árvore em 21 de setembro, véspera do início da Primavera, lembrando a importância da preservação da Natureza e do meio ambiente. Mundialmente, a data é celebrada em 21 de março.
Cada região do Brasil possui uma árvore-símbolo:
- Norte – Castanheira
- Nordeste – Carnaúba
- Centro-Oeste – Ipê-amarelo
- Sul – Araucária
- Sudeste – Pau-brasil
O Reiki Celta é uma modalidade especialmente poderosa para a conexão com as energias telúricas, visando o equilíbrio e o bem-estar, além de auxiliar a manifestar objetivos pessoais. Para os celtas, as árvores conectavam a Terra ao Mundo Superior, bem como a humanidade à sua verdadeira essência.
Os antigos sacerdotes celtas, chamados de druidas, estabeleciam os locais para cultuarem os deuses nos densos bosques e florestas, geralmente ao lado de fontes, pedras ou árvores. Para eles, o sagrado habitava a Natureza. Desta maneira, os deuses não precisavam de “igrejas” ou “templos”. O mundo era sagrado.
O próprio nome “druida” deriva do nome dado à árvore mais importante para os celtas, o carvalho (no idioma celta, “duir“). Assim, os sacerdotes druidas representavam também a enorme sabedoria contida nesta majestosa árvore.
Uma antiga forma de registrar os conhecimentos sagrados era através do alfabeto OGHAM. O ogham também era usado em inscrições – geralmente gravadas em pedras. Esses símbolos, muito trabalhosos para serem feitos, traduziam mais ideias, do que propriamente “palavras” e a transmissão dos conhecimentos era feita de forma essencialmente oral. O Reiki Celta, em contínuo desenvolvimento, resgata a tradição druídica de respeito e reconhecimento das diferentes qualidades de cada árvore ou arbusto, atribuindo a cada uma delas um símbolo (ou “letra”) ogham, para efetivar um tratamento.
Um destes símbolos é chamado KOAD e representa a energia poderosa que emana dos bosques, como um todo (ou a energia que emana de TODAS as árvores).
Quando nos sentimos “perdidos”, à busca de respostas, meditar sobre o símbolo KOAD pode nos proporcionar o aterramento, trazendo de volta ao nosso coração a paz, tranquilizando a mente para encontrar saídas. KOAD é um instrumento poderoso para nos fortalecer diante das adversidades. Absorvendo a energia emanada pelos bosques e florestas, podemos superar toda a ilusão que nos cerca, clareando o caminho que deve ser trilhado para a nossa evolução.
Hoje, vemos o quanto os seres humanos se distanciaram da antiga reverência e respeito para com a Natureza. Em busca do conforto, a Natureza é vista não mais como fonte de conexão com o Mundo Superior, e sim com objetivos puramente utilitários.
Nossa sociedade pode estar muito desenvolvida quanto à tecnologia (e ela é necessária e benéfica em muitas circunstâncias), mas cortar a ligação com a Mãe Terra traz consequências negativas, não apenas para o nosso equilíbrio, mas para a sobrevivência do próprio planeta.
Você também pode gostar:
Quem se interessa por esta forma de Reiki, que resgata as lições milenares do povo Celta, sabe que seu compromisso é enorme, no sentido de não desperdiçar importantes recursos naturais e de ensinar às novas gerações o respeito e a conservação da Vida como um todo.
Na verdade, o praticante de Reiki Celta se lança a uma aventura íntima de evolução, guiado pelo conhecimento celta ancestral. Deixamos de olhar as árvores (e toda a Natureza) como meros objetos inanimados: nos tornamos seus representantes e defensores. Somente assim vamos voltar ao equilíbrio natural, curando a Humanidade em todos os níveis: espiritual, emocional e físico.