Observe os casais que nutrem um relacionamento sem fronteiras, baseado no bom convívio, cumplicidade e respeito entre si. Provavelmente, você notará dois estilos de comportamento neles: o de anulação de uma das partes ou o de decisão compartilhada.
Como mulheres, precisamos saber que temos um papel fundamental numa relação entre casal. Nossa postura como “coluna” é de sustentação e exige sabedoria. Jamais devemos nos anular, nem tão pouco nos impor de forma intimidadora. Se quisermos uma relação saudável, toda omissão ou excesso poderá ser danoso. Nenhum extremo é positivo, seja nas relações afetivas ou em qualquer outra situação da vida.
Mas como ter sabedoria sem autoconhecimento? Podemos conhecer muito sobre o mundo, mas jamais saberemos muito sobre como se relacionar com o outro se não soubermos o suficiente sobre nós mesmos.
Nenhum extremo é positivo, seja nas relações afetivas ou em qualquer outra situação da vida.
Quanto mais soubermos a nosso respeito, melhor identificaremos quais são nossas carências e menos as projetaremos nos outros. Quanto menos expectativas, mais ampla será a percepção a respeito de quem é o outro e como desfrutar do que ele pode nos oferecer em termos de aprendizado e soma.
Quanto maior for a projeção das nossas carências e expectativas sobre o outro, maior será a ilusão criada ao redor dessa pessoa. Pouco identificaremos nela suas qualidades e virtudes que a fazem única e valiosa, e que poderiam agregar muito no nosso processo de crescimento.
A mulher vêm conquistando um importante espaço no ambiente profissional, político e socioeconômico. Isso é maravilhoso por um lado e desinteligente por outro, se não soubermos desfrutar dessas conquistas com humildade e bom senso.
É visível o efeito colateral desse “movimento de independência” feminina sobre os relacionamentos homem e mulher: a competição. Pode parecer saudável em campeonatos desportivos, mas nunca dará certo dentro de um time de vôlei, de futebol ou qualquer outro que exija trabalho em conjunto. É exatamente o que precisamos entender na relação entre casais: é a colaboração e o treino constante que fazem o time ganhar o campeonato.
Onde há competição, dificilmente haverá harmonia. Imagine só dentro de uma relação amorosa. Você quer um relacionamento de ilusões e altíssimas chances de frustração ou um relacionamento de soma regado por um amor sem fronteiras? A decisão é sua e começa com sua iniciativa em olhar para si com sinceridade e profundidade.
Você também pode gostar
Aprofundaremos mais nesse assunto nas próximas postagens. É claro que existem diversos outros fatores que influenciam no sucesso de um relacionamento, do seu início ao fim.
Falaremos sobre eles nos próximos textos aqui para o Eu Sem Fronteiras.