Conhecida pela medicina como esteatose hepática, a gordura no fígado pode ocasionar problemas muito sérios para aqueles que a possuem. A gordura no fígado acontece quando as células do órgão começam a receber as triglicérides, ou melhor, células de gorduras. Ao contrário do que imaginam, é supernormal possuir gordura neste órgão. Quando a quantidade é elevada, porém, a chance de grandes problemas é potencializada.
Com o passar do tempo, a presença excessiva de gordura no fígado pode levar a uma inflamação que é conhecida como esteato-hepatite. Sem o diagnóstico e o tratamento necessários, isso pode evoluir e virar cirrose.
As causas da gordura no fígado são duas: a esteatose hepática causada pelo álcool e a que não é causada pelo álcool. No primeiro caso, o excesso de álcool é o principal causador da doença. O consumo excessivo pode elevar à presença de células de gorduras, causando a doença.
No segundo caso, que não é causado pelo uso excessivo de álcool, pode ocorrer devido a diabetes, obesidade, hepatites B e C, colesterol alto, entre outros motivos. Entre as razões mais comuns, porém, está a obesidade, pois grande parte da população que possui a gordura no fígado é obesa.
Levando para o lado emocional, segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o fígado é o maior responsável pelo equilíbrio de todo o corpo – principalmente nas mulheres. De acordo com a MTC, o fluxo estagnado de energias no fígado pode ser um dos principais fatores para o acúmulo de gordura. Consequentemente, o corpo inteiro começa a sofrer com este problema e a pessoa pode vir a ter insônia, problemas digestivos, enxaqueca etc.
Por isso é que neste artigo você terá grandes dicas naturais para contribuir com a saúde do seu fígado. Separamos algumas receitas naturais e livres de contraindicações para te ajudar.
Mais sobre gordura no fígado
Receitas caseiras contra a gordura no fígado
Essas receitas podem ser usadas em casos de problemas já diagnosticados e inclusive servem para auxiliar o tratamento. Se você não possui nenhum problema de gordura no fígado mas deseja fazer uso delas para prevenir a doença, fique à vontade mas não abuse.
Lembrando que unir exercícios físicos a essas receitas pode ajudar a ser ainda mais eficaz. Portanto vamos às receitas:
Suco de melão e hortelã
A hortelã é muito conhecida por tratar problemas de digestão e por possuir uma substância amarga que ajuda no reparamento do fígado. O melão, neste caso, é usado para dar um sabor a mais ao suco!
- 1/4 de melão;
- 1 punhado de hortelã, cerca de 10 folhas;
- 1 copo de água.
Para preparar o suco, coloque a água, o melão e a hortelã no liquidificador e bata tudo. Em seguida, coe com uma peneira e tome sem adoçar. Se você quiser adocicá-lo, opte por açúcares naturais, como mel ou açúcar mascavo.
Chá de Alforva
Para quem não conhece, a alforva também é conhecida como feno grego. Portanto, se for procurar por alforva e não encontrar, cite este outro nome. A alforva contém o aminoácido 4-hidroxi-isoleucina, que é bastante indicado para reduzir glicose, triglicerídeos e colesterol do sangue. Com este chá é possível potencializar os efeitos do medicamento indicado pela medicina.
- 25 gramas de sementes de alforva.
Preparar essa receita é bem simples: você pode pulverizar as sementes em casa com o liquidificador ou já comprá-las pulverizadas, então adicione-as em saladas, sucos e sopas durante seus dias.
Chá de cardo-mariano
O cardo-mariano é ótimo para gordura no fígado pois possui adstringentes em sua composição. Estes, por sua vez, são responsáveis por facilitar a digestão e estimular o apetite, já que a gordura no fígado causa a perda de apetite.
- 2 colheres (de chá) de sementes de cardo-mariano;
- 2 xícaras de água.
Para preparar essa receita basta colocar a água em um recipiente para ferver e assim que tiver fervida adicionar as sementes de cardo-mariano.
Você deve deixá-las repousando por cerca de 15 minutos e então pode tomar o chá ao longo do dia.
Você também pode gostar
Nunca dispense acompanhamento médico!
Você jamais deve deixar acompanhamento médico para trás.
Não substitua os medicamentos por essas receitas, apenas as inclua em sua rotina como forma de ajudar ainda mais seu corpo a eliminar a gordura no fígado.
Em casos de não ter problemas com o fígado, você pode usar essas receitas apenas para cuidar do seu fígado, mas sem excessos.