A respiração Ajapa Japa é citada na Bhagavad Gita, texto religioso que traz vinte características essenciais para o desenvolvimento espiritual, como a falta de egoísmo e de orgulho. Assim como nas demais meditações, é necessário se concentrar na respiração.
Esta técnica de meditação vale-se do som natural da respiração e consiste na repetição de um mantra, geralmente o SOHAM por ser parecido com o som da respiração e inspiração, mas qualquer mantra poder ser usado. A meditação ocorre da seguinte maneira: o ar entra e você mentalmente emite o som “SO” e, ao sair, o som é “HAM”. O exercício deve ser feito até alcançar relaxamento físico e mental.
A Ajapa Japa leva o indivíduo ao Samadhi, um elevado estado de consciência. Já nos primeiros meses de treino é possível expulsar os medos e outros sentimentos negativos da mente que causam doenças mentais e físicas.
Como praticar a Ajapa Japa?
Se não puder praticar a respiração Ajapa Japa duas vezes ao dia, faça apenas durante a noite. Esta técnica de meditação é a porta de entrada, devido sua facilidade. Veja como praticar:
- Sente-se confortavelmente e mantenha a coluna ereta;
- Feche seus olhos, deixe o corpo relaxado e diga mentalmente: “Durante toda a prática me mantenho no presente, no aqui e no agora”;
- Concentre-se na respiração e mantenha sua atenção no meio do peito. Você deverá inspirar e respirar por lá;
- Quando inspirar, emita mentalmente o mantra “SO”;
- Quando expirar, emita mentalmente o mantra “HAM”.
Você também pode gostar:
Você já conhecia a respiração Ajapa Japa? O que achou dela? Quando começar a praticá-la, divida sua experiência conosco.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras