Solidariedade é a palavra que representa o restaurante indiano Pappadavada, que disponibilizou uma geladeira pública, em frente ao estabelecimento, que será abastecida diariamente pelos alimentos não utilizados no restaurante para que as pessoas possam se servir de maneira gratuita.
Minu Pauline, dona do restaurante, estruturou a ideia da seguinte forma: os alimentos que sobrarem no final do dia ou que não forem utilizados vão para a geladeira. Os clientes que também não consumirem todo o prato podem solicitar o embrulho para doação. As pessoas dispostas a abraçar esta causa podem levar alimentos de casa para abastecer a geladeira. Pauline só indica que os alimentos estejam lacrados e com data de validade.
A geladeira vai funcionar como uma espécie de self service, não é preciso pedir para consumir os alimentos, basta abrir e se servir. Esta iniciativa não beneficiará apenas moradores de rua, pessoas que estão passando por problemas financeiros também podem levar alguns alimentos para casa.
A dona do restaurante relata que, no início, as pessoas não acreditaram que a ideia poderia dar certo, muitos disseram que certamente a geladeira seria roubada. Mas Pauline conta que a iniciativa tem sido um sucesso. Diversos clientes já fizeram pedidos apenas para deixá-los na geladeira. As crianças também deixam doces por lá. Durante a Páscoa, um senhor doou diversas comidas típicas como bolos e bebidas para quem estivesse precisando. E assim, toda a comunidade tem contribuído espontaneamente.
Você também pode gostar
Cerca de 80 refeições são depositadas diariamente na geladeira. Os alimentos doados não ficam muito tempo por lá, se colocados em um dia, no dia seguinte há pouquíssimas opções para doação e espaço suficiente para receber novos alimentos.
- Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.