Você conhece os Ritos Tibetanos? Eles podem, por algumas vezes, substituir uma atividade física lhe proporcionando uma ótima saúde física e bem-estar psicológico.
Quer se sentir mais leve e solto? Dedique alguns minutinhos do seu dia para estes pequenos rituais. Você já se sentirá melhor rapidamente!
Ricardo Tadeu Cairo é especialista em ritos tibetanos e atua juntamente com Cristina Cairo no campo da psicanálise. Ele afirma no livro os benefícios destes pequenos exercícios. Preparado para melhorar o seu dia a dia?
Ritos Tibetanos por Ricardo Tadeu Cairo
Enquanto crianças, somos elétricos, flexíveis, com energia praticamente inesgotável. Pensamos em fazer algo e o corpo responde de imediato. Assim é o estado natural do nosso corpo: saudável, flexível, com energia de sobra. Só notamos que possuímos esses atributos quando começamos a perdê-los, uns mais cedo, outros mais tarde. É quando descobrimos o valor inestimável de se ter o corpo perfeito e jovial.
Até mesmo para a busca espiritual há a necessidade de mantermos a nossa saúde perfeita, o que foi profundamente compreendido por Sakiamuni (Buda) que, iniciando sua busca pela iluminação, descobriu, na prática, que desprezar o corpo o afastava ainda mais de seus objetivos, a ponto de se tornar praticante de yoga.
O mesmo aconteceu com os monges em diversos mosteiros e templos ao programarem atividades físicas para se manterem ativos e saudáveis, mesmo em idade avançada.
Alguns desenvolveram as artes marciais a exemplo do templo Shaolin, China. Outros praticavam Yoga nas diversas modalidades, ou exercícios taoístas.
Essas práticas, além de melhorar a saúde física, aumentam o controle mente-corpo, criando uma poderosa ferramenta para dominar seu corpo em situações extremas, assim como os hindus que fazem coisas que o homem comum não consegue.
No Tibet essas práticas também eram realizadas nos mosteiros onde foram desenvolvidos exercícios e variações de Yoga, conhecimentos esses que adquiriram da Índia e da China.
Equilibre os chacras aumentando a energia e rejuvenescendo o corpo e a mente.
Uma dessas técnicas deu origem aos Ritos Tibetanos, praticados em alguns mosteiros do Tibet, antes da invasão chinesa.
De alguma forma esse conhecimento foi preservado tanto pelo livro A Fonte da Juventude, escrito nos anos 30, por Peter Kelder, quanto por alguns monges que transmitiram, posteriormente, seus conhecimentos.
Os Ritos Tibetanos, apesar de simples, incluem respiração, relaxamento e movimentos e são extremamente eficientes.
Os ritos equilibram os chacras, ativam os nervos e as glândulas correspondentes a cada chacra, aumentando a energia e rejuvenescendo o corpo e a mente.
Ao praticar os Ritos você notará que seus sonhos se tornarão mais nítidos e lúcidos. Você poderá, também, recordar-se de fatos há muito esquecidos, indicação de que estão se dissolvendo suas “couraças” que são bloqueios e memórias registrados em sua estrutura muscular e ou coluna.
Esses registros são armazenados devido a situações vividas que provocaram medos, traumas, fobias, etc.
Com a prática dos Ritos Tibetanos você se sentirá mais leve, solto e confiante, com mais alegria para a vida.
Você também pode gostar
- Ritos Tibetanos: exercícios físicos revitalizantes
- Os cinco ritos tibetanos
- Estudos da Cabala – Perdoe para ser perdoado
- Ritos de Passagem
- Termo budista: Os três tipos de tesouro