Espiritualidade

Ritos Tibetanos: exercícios físicos revitalizantes

ritos tibetanos
Shutterstock / stefanolunardi
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitos buscam um equilíbrio e uma sensação de paz no seu dia a dia, mas é bem provável que poucos consigam alcançar tal objetivo. Com o foco de promover saúde e vitalidade é que existem os ritos tibetanos que vem do Tibete.

Os ritos tibetanos são um conjunto de exercícios físicos que ajudam a restaurar a vitalidade, energia e juventude da pessoa. Estes rituais começaram a ser praticados nos altos do Himalaia, mas foram trazidos apenas para o Ocidente no ano de 1939.

O que existe por trás dos ritos tibetanos?

Mais do que um conjunto de exercícios, os ritos tibetanos conectam a pessoa com algo divino. Os ritos tibetanos estimulam os Chakras (centros energéticos do corpo humano), que ajudam na contração e alongamento. Estes movimentos são muito parecidos com o Hatha Yoga, modalidade do Yoga.

Benefícios dos ritos tibetanos
  • Equilibra o organismo;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora o desempenho do treino;
  • Aumenta a energia diária;
  • Bem-estar físico e mental;
  • Melhora o sono;
  • Redução das tensões musculares.
Como funcionam os ritos tibetanos?

Primeiro rito: Você fica em pé e com os braços na horizontal. Depois gire no sentido horário, uma volta completa. Procure fixar o olhar em um ponto para não ficar tonto. Depois de completar a volta, descanse um pouco antes de ir para o rito dois, principalmente se estiver um pouco tonto.

Segundo rito: Deite no chão, de preferência em um tapete de Yoga. Deixe os braços estendidos e depois eleve as pernas e a cabeça e faça uma respiração natural. Atente para que a respiração seja a mais profunda possível, assim, melhor serão os resultados.

Terceiro rito: Fique ajoelhado no tapete. Deixe o corpo ereto. E as palmas das mãos devem ficar encostadas na coxa. Posteriormente incline a cabeça para trás com maior cuidado. Inspire inclinando a cabeça para frente e exale inclinando a cabeça para trás. Faça com o maior cuidado.

Quarto rito: Fique sentado e com as pernas estendidas. Atenção para o alinhamento do quadril, braços ao lado do corpo com as mãos firmes no chão. Sente-se no chão e faça a postura parecida ao que lembra uma “mesa”.

Quinto rito: Deite de bruços no chão. As palmas das mãos firmes no chão. Inspire e contraia os músculos das pernas.

Você também pode gostar:

Quando fazer? Quanto tempo leva?

Não existe segredo para fazer os ritos tibetanos. Para sentir os verdadeiros benefícios desta prática, é interessante adotar os ritos tibetanos como um hábito. Experimente fazer logo ao acordar ou até antes de dormir, o importante é que eles façam parte de sua rotina e que você sinta-se bem os fazendo.

A prática dos ritos tibetanos pode variar de pessoa para pessoa. Em 15 minutos você consegue fazer os cinco ritos. Preste muita atenção nas posturas, para que não faça nenhum movimento errado e que depois interfira na sua saúde. Faça alguma aula de Yoga e assista aos vídeos para começar os ritos tibetanos com maior segurança e, aproveitar os inúmeros benefícios desta técnica. Boa sorte!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br