Hoje você acordou reclamando da vida? Sem entender o rumo que as coisas estão indo e porque nada é do jeito que você gostaria? Nós, a geração Y, queremos viver a vida, aproveitar tudo. Essa coisa de ficar 8 horas no trabalho, 5 dias por semana, não é pra gente, não! Reclamamos do chefe, dos processos, da burocracia. Queremos ser líderes, empreendedores, revolucionar!
Mas a vida tem aquela coisa chamada obrigação, não dá pra viver só de viagem e lazer. Aquela vida de fotos no Instagram e Facebook é a realidade de uma pequena parcela da sociedade, isto é, se for real. Bom, sinto muito, não vou passar a mão na sua cabeça e falar que tudo é muito injusto com você, mas vou te contar como o Yoga me fez ver a minha vida de uma forma diferente.
Quero te contar sobre Karma Yoga…
A teoria do Karma Yoga não é algo que você vai aprender na sua aula de Yoga, mas talvez você o sinta, ao permanecer nas posturas, ao sentir sua respiração, ao meditar, ao praticar o estar presente. Karma Yoga é o Yoga da ação! Existir é agir, e mesmo quando você acha que não está fazendo nada, este nada é algo que você está fazendo.
Sabe quando você acorda com o pé esquerdo e parece que tudo dá errado? Pois é, o universo tem uma enorme extensão vibratória, e se você decide que seu dia vai ser ruim, ele vai! É claro que existem consequências kármicas inevitáveis, como morte, miséria, doenças, por exemplo, mas a sua forma de agir pode melhorar a qualidade do seu ser e destino.
Fazer atividades, com alegria e amor, é Karma Yoga. É receber o que o dia te entrega e tirar proveito de uma forma desapegada, sem que ela seja um sacrifício, de maneira altruísta e voluntária. Agir de forma egoísta gera um karma negativo.
O que fizemos ontem gerou o que somos hoje. E segundo algumas religiões pode influenciar na sua próxima encarnação, daí vem o ditado: “Karma de outras vidas”.
Cada ação tem efeito sobre nosso ser e determina a estrutura inteira da pessoa que tendemos a ser.
O resultado dessas ações pode ser imediato, como quando somos bons com alguém e recebemos bondade de volta, ou a longo prazo, com coisas que o universo devolve aos poucos para nós. Muito além de cumprir com deveres éticos e morais, envolve atitude espiritual e se transforma em uma disciplina de autotranscendência.
Todo mundo tem aquele amigo que nada dá certo e que parece que tem uma nuvenzinha em cima. Se você for esse amigo, eu te convido a mudar o seu karma a partir de agora, porque esse poder está com você. Não se apegue as pedras do caminho, levante e siga em frente, e acredite que pode mudar toda a energia que está em volta de você.
Você também pode gostar
Acorde e sorria, abrace sua família, brinque com seus filhos, aprenda algo novo, faça um esporte que você goste, desfrute do seu trabalho, viva! Pois a vida não é quantas viagens você fez no ano, ou quantas roupas você tem no armário, mas sim esses momentos que você escolhe estar bem ou não. E se você estiver bem, tudo vai ficar bem. Sim, às vezes vai ser difícil, coisas acontecem, mas procure sempre observar a qualidade dos seus pensamentos, pois a mente é traiçoeira. Permita que a sua consciência a governe.
Tenha um bom dia!
Hari Om.