Autoconhecimento Yoga

Sadhana: prática espiritual

Yoga
Escrito por Juliana Ferraro
Pratico Yoga diariamente e todos os dias a sequência é a mesma. Pratico Ashtanga Vinyasa. E, para mim, é muito importante fazer todos os dias a mesma coisa, pois a cada dia, posso me conectar com o corpo. Pois a cada dia, aparentemente igual, a prática é diferente, porque o corpo é diferente.

Então, o que me encanta é reencontrar-me comigo. A cada dia descobrir uma nova eu, uma possibilidade diferente de lidar com o que aparecer naquele momento.

Eu, que não gosto de rotina, de fazer sempre o mesmo, descobri que ser sempre a mesma é o que cansa e que não tem tempo de duração longo. Experimentar quem sou eu e ter consciência disso é o que eu gosto mais. E na rotina do dia a dia, no meu fazer no tapetinho todo o dia a mesma coisa, acabou ficando uma forma de criar o setting (como se fosse setting analítico mesmo), para eu sentir segurança e abertura para ser quem sou. No caso, observar quem sou naquele momento.

Yoga

Ontem, eu posso ter sido leve e flexível, senti algumas sensações prazerosas pelo corpo, estava concentrada e focada. Hoje, posso ter sentido o corpo mais duro e pesado, talvez me cobrei demais, em alguns momentos vi a mente remoendo o passado e justificando uma falta ou remoendo um erro.

E assim, eu sigo, vendo que não tem um jeito certo ou errado de ser. Existe apenas a consciência do que quer que seja.

Sinto que todos precisamos dedicar algum tempo do dia para criar essa espécie de setting, onde possamos nos entregar para ser, observar e poder nos conectar com a nossa natureza mutável.

Assim, não existirá mais nada que enjoe. Pois o que enjoa é a atitude mental e a força que temos que fazer para corresponder a alguma expectativa que criamos a respeito de nós e sentimos que precisamos correspondê-la.

Meu espaço é sagrado. 

Construa. 

 

Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/juliana-ferraro/

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: julianaferraro.psi@gmail.com