Você conhece a história de São Judas Tadeu? Sabe o quanto ela pode ajudar na sua vida?
Sabe por que ele é conhecido como o Apóstolo dos desesperados, ou das causas perdidas?
Em 28 de outubro, a Igreja celebra a vida e a obra do apóstolo São Judas Tadeu. Independentemente da sua religião ou da sua crença, conhecer a história de alguém que acreditou e se dedicou a um ideal pode ajudar a sua vida ser mais leve.
Saiba mais sobre São Judas Tadeu:
São Judas Tadeu – a história
Um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, irmão de Tiago — não é o Judas Iscariotes. Ele foi responsável por levar o Cristianismo a Armênia e outras cidades da região.
Há apenas um pequeno livro na Bíblia, A Carta de Judas. São Judas Tadeu é o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana. É mencionado apenas duas vezes no Novo Testamento: nas listas apostólicas de Lucas, no Evangelho e nos Atos dos Apóstolos.
São Judas Tadeu – o martírio
Como a maioria dos apóstolos e discípulos da época, São Judas Tadeu também foi perseguido e martirizado.
Muitos estudiosos afirmam que a maioria dos seus martírios se deram por golpes de machado, o que fez com que esse santo, através da sua fé, transformasse esse objeto em seu objeto de representação.
Em muitas imagens, São Judas Tadeu é representado através de um homem segurando o machado.
O santo das causas urgentes… o Santo dos desesperados.
Muito em função do seu martírio e de várias curas e bênçãos atribuídas a esse santo, a tradição de fé o consagrou como o santo das causas perdidas.
Conhecido por sua bravura e por ser um apóstolo destemido e ter um peito aberto para as lutas do dia a dia, ele é visto como aquele que resolve tudo e não foge aos seus compromissos com o ideal de fé.
Você também pode gostar:
Esse apóstolo é claramente citado nas escrituras de João, em que, na passagem da Santa Ceia, falando sobre as revelações que Jesus faz aos apóstolos. Judas Tadeu perguntou a Jesus: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?”. Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra.
Amar a Cristo, seus ensinamentos e guardar suas palavras é o que São Judas Tadeu fez em sua vida terrena, deixando como exemplo de fé e esperança a todos nós.
Por isso, precisamos de seus ensinamentos e conhecimentos nestes dias tão difíceis.