Estamos inseridos em enormes sociedades capitalistas que nos vendem constantemente suas ideias economicamente interessantes. Uma delas é a de limitar a definição de saúde ao aspecto físico das pessoas, influenciando nossas opiniões e consequentemente escolhas de consumo.
Inconscientemente, ou não, as pessoas compram essas ideias e, em escalas menores – mas não menos influentes – é isso que vemos disseminado nas redes sociais diariamente… Fit bloggers, youtubers e instagramers com corpos incrivelmente malhados que vendem não só uma imagem de saúde, mas também de prosperidade. Que muitas vezes não é verdadeira, é só marketing!
Leigos em saúde literalmente vendem suas “versões”, receitas, vídeos, fórmulas e até prescrições e produtos que prometem a “saúde” e prosperidade que todos queremos ter.
Mas aparência agradável, corpos magros, barrigas zeradas e músculos não são sempre sinônimos de bem-estar físico, e tantas vezes nem mental e emocional. Associar aparência com saúde é uma visão unilateral e estreita que ignora o aspecto mental, emocional, psicológico, relacional e espiritual, que compõem cada um de nós.
Fica o alerta aos leitores nas redes. Ao invés de julgar sua aparência, se comparar e viver dentro de regras e rotinas de modelos fitness das redes sociais, olhe para si mesmo.
Preste atenção nas suas necessidades e preferências, e acolha somente aquilo que possa funcionar bem para você. Não siga prescrições, programas, desafios e informações de saúde de pessoas não aptas como verdades absolutas porque não são para você.
Pode ter funcionado para quem as praticou, pois muitas vezes foram e são acompanhados por profissionais da saúde, mas nem por isso deveriam terceirizar comercialmente essas diretrizes, que não levam em conta a individualidade e características do público leitor.
Você também pode gostar
Motivação e inspiração são ferramentas incríveis, que aproximam as pessoas de hábitos mais saudáveis. O que não deve ser comprado online são condutas alheias!
Se motive, mas pense holisticamente para o seu ser! Você não é só físico!
Saúde engloba muito mais do que aparência, e se você precisa melhorar sua saúde, você precisa de profissionais capacitados de sua confiança para te orientar com base em suas preferências e individualidade.