Nesse minutinho, simplesmente sorria!
Mas por que sorrir?
O sorriso é muito poderoso, sendo capaz de quebrar o gelo, iniciar uma conversa, alegrar as pessoas e até mesmo ajudar no processo de cura. E não é de hoje que os especialistas estudam o efeito do riso no tratamento de doenças.
A felicidade trata-se de um estado de espírito, que depende das escolhas que fazemos diante da vida e o quanto estamos dispostos a nos permitir embarcar nesse universo, como podemos ser mais felizes?
O que os grandes estudiosos dizem e como veio essa ideia inicial?
Hipócrates, o pai da Medicina, já tentava reanimar os seus pacientes com brincadeiras na Grécia Antiga. Sigmund Freud, o criador da Psicanálise, mostrou em um de seus trabalhos que as cenas cômicas e o riso ajudam a melhorar a saúde. Até mesmo o famoso cientista Charles Darwin, autor da Teoria da Origem e da Evolução das Espécies, teve interesse em estudar o poder do sorriso. Com isso, desenvolveu a Teoria da Resposta Facial, afirmando que o ato de sorrir realmente proporciona bem-estar.
O médico americano Patch Adams, no ano de 1960, passou a difundir a “terapia do riso” para ajudar os seus pacientes a lidar melhor com a rotina no hospital e os desconfortos provocados por suas doenças.
Além disso, já existem estudos que comprovam que a felicidade fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, doenças emocionais (ansiedade, depressão, estresse) e, é claro, nos deixa com uma qualidade de vida excelente.
A serotonina atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo a regulação do sono, do apetite e da temperatura corporal. Já a endorfina trabalha como um analgésico corporal, reduzindo as chances de ter estresse e aliviando as tensões.
Conquistar essa felicidade depende da maneira de trabalhar com as circunstâncias da vida, valorizar as coisas simples que ocorrem no dia a dia e que fazem toda a diferença. Um exemplo disso está em abraçar as pessoas amadas, ouvir música, praticar esportes, ler um bom livro ou ficar com os amigos e dar umas boas risadas. Enfim, ter gratidão pelo que a vida nos proporciona nos eleva a esse nível mágico.
Outro fator maravilhoso, acreditem, rir ajuda a meditar!
Para a química e cientista Conceição Trucom, autora de “Mente e Cérebro Poderosos – Um Guia Prático para a sua Saúde Psíquica e Emocional” (Cultrix), o ato de rir é um portal para o estado meditativo. “As pernas amolecem, o corpo balança e o pensamento para!”, ela afirma. Melhor ainda se o impulso vier de dentro. “O chamado riso búdico começa na alma e depois se manifesta no corpo físico, sobretudo nos olhos, que passam a brilhar. É uma energia de elevada potência que nos acorda, nos torna presentes.”, diz a autora.
Para quem ama ver sorrisos, me siga no Instagram: @sorrindopravc.
Então, amigos, vamos rir de montão por hoje, combinado?
Vamos alterar esses cabeções estressados para mentes alegres e ser felizes, né?
A gente merece!
Um abração iluminado!
Você também pode gostar de outro texto da autora: Escutar música clássica pode ser um poderoso meio de nutrir a alma com felicidade