Autoconhecimento

Seja luz

Mulher branca com expressão sorridente segurando um chapéu na cabeça.
Dean Drobot / 123rf
Escrito por Fernanda Colli

Dizem que no interior de cada um existe a luz e também a sombra. Cabe a nós escolher qual dessas duas forças alimentar.

Vale ressaltar que tanto a luz quanto a sombra não se refletem em si, mas nas pessoas que estão ao redor. Toda vez que estamos com raiva, alimentando sentimentos negativos como o ódio, o rancor e até mesmo o medo, contagiamos as pessoas ao nosso redor, deixando-as entristecidas ou com sentimentos ruins, contaminadas por um pessimismo sem fim.

Mas quando decidimos ser luz, os sentimentos positivos, como gratidão e felicidade, são refletidos nas pessoas em nossa volta, tornando o ambiente mais agradável. Tudo o que colocamos em foco aumenta, então, ao escolhermos ser luz, estamos escolhendo iluminar também tudo ao nosso redor.

Se temos esse poder de exercer nosso livre-arbítrio mesmo diante das dificuldades e dos medos, vamos escolher ser luz. Que possamos enxergar positividade em tudo o que o universo nos oferece e que, mesmo diante de todas as situações de medo, que a gente tenha sabedoria para encará-las como estágios de aprendizado.

Mulher de costas numa avenida com carros.
Flo Karr / 123rf

É você que escolhe o que você vai querer oferecer para as outras pessoas. Por que não escolher, então, o melhor?

Permita-se ser a luz que guia, aquece, ilumina e direciona. Alimente bons pensamentos. Seja luz em sua própria vida e emane brilho e calor para todos os que estão à sua volta.

Seja um farol nas noites mais escuras e perceba o quanto perdemos tempo com sentimentos que não só não acrescentam como não resolvem nossos problemas.

Você também pode gostar

Como disse o poeta Maiakovski: “Iluminar para sempre, iluminar tudo. Até os últimos dias da eternidade, iluminar e só! Eis o meu lema e o do sol”.

E que esse passe a ser nosso lema todos os dias. Mesmo diante de dias difíceis, que nossa escolha seja sempre a luz.

Vamos brilhar sempre. Seja Luz.

Sobre o autor

Fernanda Colli

Educadora e escritora brasileira, natural de Araçatuba, São Paulo. Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Arte-Educação, possui também graduações em Letras, História, Artes e Educação Física. É especialista em Literatura Brasileira, Educação Infantil e Educação Especial.

Como membro da Comissão Infantopedagógica da IOV Brasil (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares), dedica-se à pesquisa e promoção da cultura popular brasileira, com ênfase nas tradições caipiras do interior paulista. Ela é catireira e coordena projetos culturais em Araçatuba, como o "Catira e Folclorear".

Na literatura é autora de obras como "Um Conto de Fadas à Moda Caipira" e sua sequência, que mesclam elementos dos contos de fadas tradicionais com a rica cultura caipira brasileira.

Email: fernanda_colli@msn.com

Instagram @fernandacollioficial

Facebook: fernandacollioficial