Comportamento

Seja sua revolução em 21 dias

Fita no meio da estrada mudando de caminho
fran_kie / Shutterstock.com

No nosso caso aqui, no Planeta Terra, em todos os Países e lugares, estamos vivendo um momento transacional planetário que, sem dúvida, já é um marco na vida Humana. Todos se lembrarão destes tempos como o DIA EM QUE A TERRA PAROU, dias de “quarentena”.

Um tempo indicado para as grandes transformações individuais, para então ser circulado entre as comunidades e no campo do Coletivo para a reconstrução de um novo hábito ou novo padrão de comportamento, encontrado pelo “isolamento” e “silenciamento (silenciar a mente)”, para ouvir o coração.Momentos estes para lhe ser revelado qual é a REVOLUÇÃO que você precisa fazer dentro de si para transformar seu momento de estagnação ou necessidade de mudança imediata, pelo tanto tempo que se procrastinou.

Agora é a hora de aprofundar, mergulhar, ir ao fundo…
De si

Honrando as antigas culturas e práticas ritualísticas, o tempo conhecido como necessário para aprofundar um estudo ou aplicar uma proposta de mudança e transformação de algo, sempre foi de 21 dias – tempo mínimo para se instaurar um novo hábito e mudar o paradigma no psiquismo.

No REIKI, quando o mestre Massao Usui se conectou com a energia Reiki, ele fez 21 dias de jejum e de prática para compreender na aplicação a importância e extensão daquilo com que havia se conectado. Existe uma história de Gandhi que conta que, antes de pedir a um garoto que parasse de comer doce para que sua saúde fosse restabelecida, ele mesmo deveria passar pelo período de prática pessoal para que também pudesse abandonar o “vício”. Assim também acontece em alguns ritos religiosos praticados no budismo, candomblé, umbanda, em que são aplicados 21 dias para firmar os preceitos das Divindades assentadas.

Vinte e um dias pode ser o tempo para você mudar sua alimentação, ou iniciar uma atividade física, ou iniciar o treino da meditação. Vinte e um dias é um tempo mínimo para jejuar, quando se quer iniciar um processo de transformação, e isso varia muito de pessoa para pessoa e de 3 passos necessários: META, DETERMINAÇÃO e FORÇA DE VONTADE.

Fomos convidados a JEJUAR, assim como os povos indígenas fazem quando querem conectar-se com o DIVINO, por meio das suas medicinas sagradas, ayahuasca, rapé, caiçuma, kambô. A iniciação se dá pelo jejum de no mínimo 21 dias.

Você já se comprometeu durante 21 dias ininterruptamente a praticar uma rotina, com disciplina, para mudar seus hábitos?

Em 2018 estive na Aldeia Yawanawá, e pude ouvir as histórias da 1ª Mulher Pajé em uma Aldeia predominantemente conduzida por Homens. Ela praticou 1 ano em jejum para encontrar-se com seu Potencial Divino e então transformar toda a história de um Povo, onde a mulher passou a ter mais força dentro da comunidade, tendo mais espaço de fala e de trabalho com suas artes e belezas.

Fazendo uma correlação entre nossa Quarentena com a prática de 21 dias para mudanças, sinto que o caminho para realizarmos nosso processo de mudança interior, segue pela des-Cisão de fazer as rupturas de tudo aquilo que atrapalha nosso processo de evolução e renovação. Ter coragem para fazer os DES-APEGOS necessários, seguir na soltura de tudo aquilo que nos aprisiona na ilusão e nos mantém presos na vaidade do ego da materialidade do desejo, mantido por uma infinidade de crenças que mascaram a nossa real verdade.

RECORDE-SE: 21 dias é um tempo mínimo necessário para a mudança. Mas você pode iniciar AGORA.

Contando minha história, eu fiz, e ainda tenho tentado fazer diariamente, um esforço consciente para voltar a ter controle sobre a minha saúde e o meu corpo, na compreensão de que meu corpo é a morada do meu espírito. Então o que devo fazer em vida, senão cuidar do meu TEMPLO?

Nunca fui adepta de dietas radicais, até porque sempre tive pouco peso ao longo da minha vida, sempre fui magra. Mas há 2 anos, perdi muito peso e estou pela primeira vez no meu menor peso desde que me conheço em Terra. Eu naturalmente emagreço quando minhas emoções se desequilibram, e tendo passado por várias situações desafiadoras entre 2017 e 2019, perdi quase 10 kg, acarretado também pela minha decisão em mudar a minha alimentação, ou seja, me aproximar um pouco mais do vegetarianismo e abandonar o uso de carnes vermelhas, glúten e outros alimentos que não agregam vitaminas ao meu corpo.

Planta nascendo em um solo seco e cheio de rachaduras
andreas160578 / Pixabay

Precisei retirar alimentos para mudar hábitos, e agora estou incluindo alimentos para manter a saúde física do corpo, uma verdadeira REVOLUÇÃO na cozinha, na forma de me alimentar e buscar o que realmente faz bem ao meu corpo.
A vida nos traz oportunidade para mudarmos sempre, e, quando minha filha fez 14 anos, me vi também com a necessidade de mudar os hábitos e ser um exemplo para ela, com relação ao uso de alimentos e bebidas.

A DIETA ou o jejum, já há tantos milênios praticados, sempre foram realizados para entrarmos em renovação e purificação do corpo e mente. Então, quando entramos na “dieta ou jejum” de algo, seja por qual natureza for o propósito, que seja feito com consciência daquilo que precisa mudar para despertar.

A dieta é a privação de algo de que gostamos muito e, por inúmeros motivos, é importante ser vivenciada para transformar e inovar…
Aproveite o momento para fazer também a dieta das vozes exteriores, aquelas vozes que chegam de fora e que, muitas vezes, te desviam do caminho. Faça uma dieta de reclamações, SEM RE-CLAMAR… ficar clamando pela falta de algo, ou por algo que sente que não está bom, ou por ideias fixas. Diminua o ritmo, acalme os mimi…mis, medite, caminhe, exercite-se, seja o que for, mas não deixe esse TEMPO concedido de presente passar em branco… atente-se para que grandes oportunidades não passem despercebidas por sua consciência!

Menos reclamação e mais AÇÃO.

Faça algo para mudar o que não está bom. Você não é Vítima de nenhum processo, e nem tampouco culpado. Somos a realidade da nossa própria criação. Reclamar do quê, se você é quem escolhe o que quer viver?

Creia que a DIETA, e a integridade do seu compromisso para com você mesmo, vai transformar a sua vida e seu corpo, desde que esteja pronto e decidido a modificar seus hábitos e mudar sua vida.

Eu escolhi o Reino Vegetal, o ALIMENTO, a FLORA, como minhas fontes de entendimento e compreensão do meu Despertar e da minha Dieta Pessoal. E encontro na Natureza os mais deliciosos sabores, aromas e cores para me organizar com minhas sementes e os frutos em mim!

Todos os dias, eu sinto que posso me harmonizar com tudo que a Terra me dá, e isso se tornou o meu remédio.

E você, escolha qual é a Revolução que você quer fazer em sua vida, e, durante 21 dias, seja FIEL a sua VERDADE, seja integro com você.

Isso não para você ter um resultado ideal e o melhor dos mundos, comparados a algum modelo de estética ou beleza, sejamos realistas. Isso é apenas um treino para você passar a aplicar algo que realmente seja bom para você e para o que está a sua volta, zelando pela integridade do seu bem-estar e da sua saúde plena em todas as dimensões do ser – física, mental, espiritual, emocional, social.

Quando você muda, tudo muda junto!

Lembre-se de que tudo é mutável, dinâmico, circular, solúvel, vulnerável.

Você também pode gostar:

Não se fixe a nada, e mantenha-se conectado com a Energia Maior que te conecta ao teu coração.
Comprometa-se com você e com sua meta!

E, durante 21 dias, realize a ação!

A Persistência, em continuar após esse período de treino, é a Chave para o sucesso da sua empreitada.

Boa Sorte
Luz&Amor
Claudia Regina
Consultora, Psicóloga e Terapeuta Integrativa
Consteladora Sistêmica Familiar
Inspiração: Marco Borges
Escrito por sentir
Namastê

Sobre o autor

Claudia Regina Pinto

Formada em Psicologia, com Pós-Graduação em Psicodrama, MBA Gestão Pessoas. Formação como Terapeuta Holística com ênfase na Alquimia (florais Sistema Joel Aleixo), Cromoterapia, Reflexologia, Argila terapia, Mestre em Reiki, Taróloga. Atendimento Clínico, Educacional e Organizacional com desenvolvimento de Lideranças e Palestras.

Contato:

E-mail: claudiareginapinto@yahoo.com.br |

Facebook: Claudia Regina
Youtube: VozàVoz