Lama D. A arte da felicidade.
O Senso de Coerência é peculiar ao ser humano, uma característica de cada indivíduo, que o salvaguarda das consequências prejudiciais de situações estressantes. Diante de uma adversidade no âmbito social, ambiental ou mesmo interno do organismo, o indivíduo utiliza desse recurso para se adaptar.
No ano de 1979, faleceu o sociólogo e médico norte-americano Aaron Antonovsky, que introduziu o conceito de Senso de Coerência – SOC no paradigma da Salutogênese. Ele estudou várias pessoas tentando entender o porquê de algumas permanecerem saudáveis enquanto outras adoeciam sendo submetidas às mesmas situações estressantes.
O Senso de Coerência para Antonovsky é composto de três itens, Compreensão, Manejo e Significado.
Você também pode gostar de:
A Compreensão traduz-se na orientação global expressada na capacidade de uma pessoa em confiar que os estímulos provenientes do ambiente são estruturados, previsíveis e explicáveis.
Manejo é a credibilidade em sua habilidade de lidar e exercer um impacto positivo na vida através dos recursos disponíveis.
Significado é a compreensão de que a vida apresenta um sentido e propósito. (2)
Podemos relacionar a compreensão com o pensar, o Manejo com a esfera do agir, do resolver as questões da vida prática e o Significado com a esfera do sentir, o significado da minha existência não é pensado, mas, sentido no coração.
Estudos mostram que existe uma relação inversamente proporcional do SOC com o nível de estresse e uma melhor capacidade para lidar com o mesmo. Tem-se evidenciado que pessoas com um forte SOC apresentam uma boa percepção de sua saúde e melhor qualidade de vida, como também apresentam menos fadiga, depressão, solidão e ansiedade comparado àquelas com um fraco SOC (3).
Com a experiência na clínica homeopática, observo que as pessoas com SOC fraco, adoecem mais que outras que demonstram forte SOC. Esse é um atributo universal do ser humano, não faz distinção a gênero, cor, raça, condição social ou nível intelectual.
Durante a consulta homeopática, procuramos entender a(s) causa(s) do adoecimento considerando a individualidade de cada paciente, valorizando os sintomas referidos, a maneira de agir, pensar, sentir, que possuem modalidades, agravação e melhora, localização, intensidade, horário de início e remissão distintas. Essa abordagem única, individualizada, faz da Homeopatia não apenas uma ciência, mas, também uma arte.