Outro dia eu estava lendo a história do Christopher Reeve, o ator que interpretava o Super Homem e fiquei completamente emocionada.
Casado, pai de 3 filhos, aos 43 anos sofreu um acidente enquanto andava a cavalo e ficou tetraplégico. Ele precisava de uma máquina conectada à traqueia para poder respirar.
Nos primeiros dias do hospital, quando ele teve consciência da grave situação que se encontrava, chegou a pedir para sua esposa Dana, a ajudá-lo a acabar logo com isso. Sua esposa respondeu que o ajudaria no que ele quisesse, porque a vida e decisão era dele, mas que iria ficar para sempre ao seu lado, não importava o que acontecesse. Ela disse: “Você continua sendo você e vou continuar amando-o”.
E essa frase fez todo o sentido para ele. Ele ficou realmente impactado com a determinação de sua esposa. E decidiu: Iria viver e aproveitar a vida como não havia feito até então. E mais do que isso, ele estabeleceu 3 objetivos: cuidar de si mesmo da melhor forma possível, criar uma fundação de pesquisas de apoio às pessoas com lesões medulares (sua contribuição financeira e sua experiência permitiram que a ciência avançasse nesse campo como nunca antes havia feito) e se propôs também a amar sua família e seus amigos da melhor forma possível.
E foi assim por 9 anos. Antes de morrer, Reeve conquistou um feito para os pacientes com lesão medulares: recuperar 80% da sensibilidade epidérmica do corpo. Isso significou para ele, mais do que um marco médico, poder sentir novamente o toque dos filhos. E sabe qual era a receita do otimismo para ele?
Anota aí: “É muito importante não se deixar vencer pela negatividade. Não só pela saúde mental mas também pela física. Se deixar a negatividade tomar conta de você, ela se expande. Você tem muito poder sobre sua mente. Faça uso dele”.
O que você encontrará nesse artigo:
Sua vida estava centrada no que ele podia fazer, não nas suas limitações.
E sabe qual a mensagem que seus filhos guardaram? Anota mais esta: “Ele nos ensinou que devíamos nos centrar no positivo, em vez de focar no que não temos. Se nos concentrarmos no que possuímos, e não nas nossas carências, um mundo de possibilidade se abre a nossa frente”.
Então todos nós, independente do que estivermos passando, podemos ser felizes. Podemos fazer coisas maravilhosas. Você não imagina o quanto você pode realizar!