Você já passou por uma série de coincidências que te ajudaram a resolver um problema que surgiu na sua vida? Provavelmente, essa série de coincidências que teve um significado profundo para você eram, na verdade, um exemplo de sincronicidade.
Esse conceito foi desenvolvido pelo psiquiatra Carl Jung e define a relação simbólica entre um conjunto de acontecimentos, então, em vez de interpretar que muitos eventos relacionados são apenas coincidências, eles seriam sinais importantes para nós, e que fazem parte de um mesmo contexto.
Sinal ou coincidência?
Mas será que tudo que nos acontece e que parece uma coincidência é mesmo um caso de sincronicidade? O que diferencia um sinal de uma coincidência? Como é possível interpretar as mensagens que recebemos? Saiba mais sobre isso, a seguir!
O que são sincronicidades?
De acordo com a teoria de Carl Jung, as sincronicidades ocorrem quando dois ou mais eventos acontecem simultaneamente e apresentam um significado para uma pessoa, estando relacionados entre si.
Para entender melhor como esse conceito se aplica, imagine o seguinte exemplo: um homem precisa fazer uma viagem de avião a trabalho, no entanto, antes de embarcar, um dos filhos dele se sente mal, o que o leva a cancelar a viagem. Depois os jornais anunciam que aquele avião caiu.
Como consequência dessa série de eventos, o homem percebe que precisa estar mais presente para a família dele, e que é melhor deixar o trabalho em segundo plano. Como houve uma reflexão a partir de dois eventos simultâneos e relacionados, trata-se de uma sincronicidade.
Por que as sincronicidades acontecem?
As sincronicidades são eventos que ocorrem o tempo todo em nossa vida, mas que nem sempre a gente percebe. Quase tudo o que acontece ao nosso redor está conectado de alguma forma, sendo maior que apenas uma coincidência, mas algo significativo. As sincronicidades acontecem para nos revelar algo, criar conexões com pessoas ou com o universo, ou ainda para transformar nossa percepção ou perspectiva.
Diferenças entre sinais e coincidências
Se você está se perguntando qual é a diferença entre sinais e coincidências, você já cumpriu o primeiro passo para perceber as sincronicidades na sua vida. Isso porque o que diferencia um sinal de uma coincidência é a atribuição de significado a um evento.
No exemplo que demos anteriormente, do homem que estava prestes a embarcar em um avião, mas desistiu da viagem pela família, ele entendeu o significado por trás de cada acontecimento e passou por uma transformação depois daquela revelação, então tudo aquilo foi um sinal para a vida dele.
Agora suponha que você esteja pensando em comprar um carro específico e, no dia seguinte, você encontra duas pessoas diferentes na rua dirigindo exatamente este modelo. Pode lhe parecer uma coincidência interessante, pois a probabilidade disso acontecer não é tão alta. No entanto, neste caso, a coincidência não está necessariamente carregada de significado profundo para a sua vida, pode ser uma mera casualidade.
Sendo assim, a diferença entre sinais e coincidências está na interpretação que uma pessoa tem sobre os eventos que ocorrem na vida dela, e como isso a transforma ou não.
Como identificar os sinais do Universo?
Para se tornar mais fácil identificar os sinais do Universo e isso passar a ser parte de sua vida, siga esses passos:
- Em primeiro lugar, abra-se para esse conhecimento. Quanto mais você focar apenas no mundo tangível, ou seja, nas coisas que podemos ver, mais difícil será reconhecer o que está nas entrelinhas da sua existência;
- Pratique a consciência plena, se concentre no agora;
- Dê mais atenção aos seus sentimentos, e sua intuição vai te ajudar a enxergar aquilo que é realmente significativo. A sua voz interior tem um grande poder, não a silencie;
- Registrar os eventos que acontecem, seus sentimentos e pensamentos, pode te auxiliar a ver os sinais e entender se há sincronicidade;
- Observe os padrões que estão se repetindo com muita frequência, pode ser um sinal;
- Autoconhecimento é a peça chave também para que compreenda melhor as coisas;
- Esteja sempre aberto às diferentes formas de sinais que podem aparecer em sua vida, como sonhos, encontros casuais, mensagens repetitivas, entre outros.
A maioria das coisas não acontece por acaso, sempre podemos tirar uma lição sobre os eventos que nos atingem. Mas lembre-se também de que nem tudo é um sinal, pode ser apenas uma coincidência. Como tudo na vida, é preciso equilíbrio, tenha cuidado com a interpretação excessiva, mas não ignore os sinais.
Dicas para aproveitar os sinais
Ao se abrir para os sinais que o Universo tem a te oferecer, descubra de quais maneiras você pode aproveitar cada um deles:
1 Mantenha a mente aberta
Você só vai perceber um sinal se mantiver a mente aberta para esse tipo de revelação, então evite encontrar respostas para tudo, porque a busca pelo conhecimento deve ser ilimitada. Acredite que o Universo está se comunicando com você e que aquilo que parece uma coincidência pode ser um sinal.
2 Reflita sobre os acontecimentos
Para que uma série de eventos deixe de ser uma coincidência e se transforme em um sinal, você deve refletir sobre ela. Por isso comece a pensar sobre o que tem acontecido na sua vida, sobre as consequências das suas escolhas e sobre como você se sente sobre fatos que te pegaram de surpresa.
3 Abra-se para transformações
Além de refletir sobre os acontecimentos da sua vida, você deve tomar atitudes a partir do que está sentindo ao pensar neles, logo é fundamental que você se abra para transformações. Mude aquilo que você sente que não vai bem, olhe para a sua vida de um jeito diferente. Aproveite as oportunidades de evoluir!
4 Tenha humildade
Quando coletamos muitas certezas sobre a vida, perdemos a nossa humildade. Os sinais do Universo só poderão ser aproveitados se você reconhecer que não sabe de tudo e sempre há algo a aprender, portanto aprenda! Interprete as lições que a vida lhe oferece e não tenha medo de assumir que errou sobre algo.
5 Exercite sua intuição
Ouvir a sua intuição é uma maneira de aproveitar os sinais do Universo. Isso porque essa força invisível irá se comunicar com você também de forma invisível, por meio do sentir. Se você tem um pressentimento de que algo pode dar errado, ou que tudo vai dar certo, escute-se! Nem todas as respostas que buscamos estão na lógica.
Assista nosso vídeo e saiba mais sobre o assunto:
Você também pode gostar
A partir de cada informação apresentada, você já é capaz de compreender quando o Universo está te enviando um sinal e quando tudo não passa de uma coincidência. Aproveite esse conhecimento para se conectar com as energias que te rodeiam diariamente, usando todas elas a seu favor!