A série tem por objetivo partilhar saberes, experiências e práticas da abordagem integrativa Meditação e Yoga Lúdico na Educação, para inspirar profissionais da educação e pais na prática de (auto) cuidado com crianças, jovens e adultos, de maneira lúdica e criativa.
“Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles”
Rubem Alves
O aumento dos casos de estresse, ansiedade, dificuldade de concentração entre crianças e adolescentes se apresenta como um chamado a educadores e pais: repensar estratégias de acolhimento, escuta e apoio para ajudar as crianças a lidarem com seus sentimentos, emoções e ser no mundo contemporâneo.
De acordo com o mapeamento realizado pela Secretaria Estadual da Educação e o Instituto Airton Senna, em 2022, indica que 70% dos estudantes de São Paulo relatam sintomas de depressão e ansiedade.
Diante desse cenário, é necessária a implementação de práticas lúdicas, afetivas e criativas para a educação integral das crianças, bem como experiências que as inspirem a aprender a reconhecer, nomear e gerir suas emoções.
O professor Hermógenes foi divulgador e incentivador do Hatha Yoga no Brasil, doutor em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine, afirmava que:
“Sorrir, amar, perdoar, compreender, relaxar. São remédios poderosos, e que não estão à venda nas farmácias. O efeito colateral é a felicidade”
Relaxar, do latim, relaxare, significa afrouxar, desapertar. Então, relaxar é a ação de pausar para desapertar os pensamentos turbulentos, a respiração curta, a emoção exaustiva ou entrar em contato com os batimentos cardíacos, respirar de maneira consciente, agradecer ao corpo, a mente e a si mesmo pela vida.
Práticas de relaxamento com crianças podem nutrir o estado de sua natureza espontânea, criativa e conectada ao momento presente. Assim, ela acessa o estado de fluxo e mantém foco completo na atividade que está realizando.
Portanto, quando a criança aprende a se conhecer, nomear as emoções e usar suas ferramentas internas para sair da dispersão causada por ansiedade, raiva, medo, estresse, culpa; ela reconhece e sai do estado mental perturbador e entra numa atividade (relaxamento, por exemplo) sentindo-se totalmente absorvida por alegria, bem-estar e foco.
Compartilho algumas dicas para inspirar você a compartilhar com as crianças:
Respirações longas, profundas e completas acalmam o sistema nervoso;
Asanas calmantes, com dobras para frente, por exemplo, a postura da criança;
Visualizações guiadas ajudam a mente a liberar preocupações;
Afirmações como: “Eu sou forte”, “Sou confiante”;
Série de yoga curta, durante o dia, deixa a criança mais relaxada e revigorada.
Agora uma prática para você, adulto:
“Sente-se confortavelmente, mantenha a coluna apoiada ou alongada, as mãos apoiadas nas pernas. Faça inspirações e expirações profundas, sem pressa e observe a sua mente e emoções. Lembre-se, seu foco é sua respiração. Permaneça um minuto no exercício”.
Depois responda às perguntas:
Quais sensações apareceram em seu corpo?
Quais emoções sentiu?
Alguma memória surgiu?
Quais sentimentos essa memória trouxe?
É isso!!! É preciso permitir a si mesmo vivenciar mais momentos de relaxamento, autopercepção e autocuidado, pois eles nutrem o sentido e as significâncias da vida.
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Crianças que vivenciam práticas lúdicas de relaxamento tendem a serem mais compassivas, amorosas, confiantes e cooperativas.
Considerando minhas práticas educativas, desenvolvi a abordagem Meditação e Yoga Lúdico na Educação e mais recentemente lancei o Guia Como ajudar crianças a relaxar – práticas lúdicas com crianças de 06 a 10 anos, um mapa para que educadores e pais possam vivenciar, com educandos e filhos, o autocuidado de maneira acolhedora, afetuosa e compassiva.
Para inspirar, deixo o link de meditação roteirizada e guiada por mim: Meditação Casa da Paz Interior:
Saiba mais em:
https://hotm.art/8J9T9jt
https://lkt.bio/Academia_Confluencia
Abraco carinhoso!
Anna Maria de Oliveira