Se você já viu um arbusto de azaleia, com certeza se encantou. A flor é simples ou dobrada e pode aparecer em várias cores, como branco, rosa, vermelho ou mesclada. Elas são abundantes e contrastam lindamente com as folhas verde-escuras.
A azaleia é do gênero Rhoodendron e tem origem chinesa e japonesa. No Brasil, o nome correto seria “azálea”, palavra derivada do latim e dada por Lineu em 1735. No entanto, o termo “azaleia” se popularizou mais e quer dizer “seco” ou “árido”, já que, antes de florescer, a azaleia se apresenta como um arbusto de ramos secos.
É uma planta que se adaptou bem ao clima do Brasil, assim como se adéqua às condições mais adversas. Para florescer em todo o seu esplendor, deve ser cultivada com exposição total ao Sol. Ela se adapta ainda ao frio e gosta muito de solos ácidos. Floresce entre o inverno e o início da primavera.
Curiosamente, a azaleia é um dos símbolos da cidade de São Paulo, eleito em 1986 pelo então prefeito Jânio Quadros. Continue lendo para saber mais sobre essa belíssima flor:
Direto ao ponto
Qual o significado da azaleia?
De forma geral, o significado de azaleia é “alegria de amar”. Mas ela também está relacionada a diversas qualidades, como perseverança, delicadeza, temperança, generosidade, feminilidade, entre outros.
A depender da cultura, ela pode ser interpretada com diversos simbolismos.
No período vitoriano, por exemplo, a azaleia era um símbolo de temperança, sendo uma ótima opção de presente para uma pessoa considerada modesta e gentil.
Atualmente, em algumas culturas, a flor representa o autocuidado e o zelo com as pessoas ao redor. Por isso, ela é escolhida como um presente de boas-vindas de um anfitrião para um hóspede, por exemplo, como uma forma de dizer que gostaria que ele se sentisse à vontade. Também é um bom símbolo de boa-fé quando você deseja sucesso para outra pessoa, já que a flor atrai abundância e coisas boas.
Dentro de casa, a azaleia também pode ser usada como ornamento para deixar o ambiente mais atraente, transmitindo riqueza e elegância. Em países como China e Japão, a azaleia é um presente comum de filhos para pais e familiares a fim de demonstrar a saudade de casa e a vontade de retornar em breve.
Em algumas culturas, no entanto, a azaleia tem um significado oposto: ela representa uma ameaça de morte. Se um ramo da flor, que é venenosa, é colocado em um vaso preto, isso demonstra inimizade.
Já no âmbito amoroso, a azaleia é um símbolo de paixão muito forte. Ao dar uma flor dessas para a pessoa amada, você expressa o seu desejo de passar o tempo ao lado dela. Por outro lado, também pode representar um amor frágil, já que a flor da azaleia cai facilmente do caule.
Ainda falando em romance, a azaleia está associada a uma lenda chinesa. Conta a história que um imperador vitorioso não era feliz por não ter o amor de uma mulher que aparecia apenas nos seus sonhos. Certo dia, um vendedor lhe ofereceu ramos de azaleia e, encantando, o imperador plantou-os no seu jardim. Pouco tempo depois, ele finalmente encontrou a mulher dos seus sonhos e passou a beber um chá feito de pétalas da flor, responsável por mantê-los apaixonados e felizes para sempre.
É claro que essa é só uma história, já que a flor da azal6éia é venenosa. Mas as suas diferentes cores realmente demonstram a relação da planta com o amor:
- Vermelha: quando oferecida a alguém, a azaleia vermelha quer dizer que você ama essa pessoa há muito tempo.
- Rosa: a azaleia cor-de-rosa, por sua vez, está ligada ao amor pela natureza.
- Branca: a azaleia branca indica um romance no ar.
- Mesclada: os arranjos de azaleias coloridas demonstram elegância e felicidade.
Azaleia para a espiritualidade
Levando-se em consideração todas essas simbologias, a azaleia é uma ótima flor para se manter em casa a fim de resolver problemas amorosos. Também é indicada para quem quer se concentrar ou para purificar o ambiente. Ela pode ser colocada logo na entrada. Outra maneira de aproveitar as propriedades da azaleia é utilizando a flor em banhos e escalda-pés.
Como fazer isso? Siga os seguintes passos:
- Separe as folhas e flores da planta.
- Esquente água em uma panela até chegar quase no ponto de fervura.
- Jogue as folhas e flores da azaleia na panela e tampe-a por cerca de três minutos.
- Espere esfriar um pouco e use o líquido para tomar o seu banho normalmente.
Mas, atenção! Como a planta é venenosa, tome cuidado para que a azalé5ia não entre em contato com os olhos, boca e outras partes sensíveis do corpo.
Benefícios
Parece simples, mas o banho citado acima pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. A seguir, seguem alguns deles:
- Ajuda no tratamento de doenças do fígado: a azaleia possui propriedades antioxidantes que auxiliam quem está passando por tratamentos ligados a esse órgão.
- Protege o corpo de doenças: os mesmos antioxidantes ajudam ainda a neutralizar os radicais livres presentes nos tecidos e células espalhados pelo corpo.
- Estimula o sistema imunológico: por ser rica em ácido ascórbico, conhecida popularmente como vitamina C, a azaleia impulsiona a ação do sistema de proteção do organismo.
- Acalma o corpo e a mente: as vitaminas e minerais, como os flavonoides, reduzem a ansiedade e a depressão, dando uma sensação de relaxamento ao sistema nervoso e, consequentemente, a todo o corpo.
- Reduz a pressão arterial: por ter propriedades anti-hipertensivas, a flor também ajuda no controle da pressão.
Consumo
Porém, apesar de bonita e muito benéfica para o corpo, a azaleia não pode ser consumida. Ela é tóxica e venenosa, já que possui um elemento chamado andromedotixina em sua composição. Pessoas que ingerem azaleia sem querer podem desenvolver problemas digestivos, arritmias, salivação excessiva, tremores, vômitos e até convulsões em casos mais graves.
Receitas
É justamente pelo motivo acima que não existem receitas que levam a azaleia como parte dos ingredientes. A maioria dos chás e bebidas que levam o seu nome, na prática, não utilizam a flor em sua composição.
Tabela nutricional
Para quem gosta de saber a composição exata das plantas, o arbusto de azaleia é composto por flavonoides, saponinas, óleo essencial (vanilina) e mucilagens. Já a flor em si possui a feniletilamina, responsável pelo cheiro adocicado e pelo efeito relaxante no corpo.
Contraindicações
Como vimos, a azaleia é contraindicada para o consumo de qualquer pessoa, por seu caráter venenoso. Porém, é preciso ter ainda mais atenção com crianças e animais domésticos, que podem acabar colocando a planta na boca se não houver ninguém supervisionando. Como consequência, eles podem sofrer de arritmia cardíaca e hipotensão.
Você também pode gostar
Por isso, entende-se que a azaleia é uma belíssima flor, mas apenas para enfeitar a casa, purificar as energias ou presentear pessoas queridas. Não é indicada para consumo. As suas propriedades benéficas, que são muitas, podem ser extraídas de outras maneiras, sempre colocando, é claro, a intenção por trás da flor. Compartilhe esse artigo com amigos e familiares que também gostariam de saber mais sobre a azaleia!