Você pode nunca ter reparado, mas as cores ao seu redor influenciam — e muito — nas suas emoções. Pense, por exemplo, quais cores prevalecem nos logotipos dos restaurantes fast food. Vermelho e amarelo, certo? Isso porque o vermelho causa fome e urgência, enquanto o amarelo equilibra as emoções para que você tenha uma experiência satisfatória no final.
Mas como tudo isso foi descoberto? Através da psicologia das cores. Essa é uma linha de estudo que busca compreender exatamente essa relação, a de como as cores afetam diretamente o comportamento humano. Essa área da psicologia analisa profundamente quais são os efeitos que cada cor gera nas pessoas, incluindo mudança nas emoções, alterações no bem-estar, criação de desejos, entre outras transformações.
Não é à toa que as cores são tão importantes para o marketing, por exemplo. A depender da paleta escolhida, um produto pode ter muito sucesso ou falhar miseravelmente. Para se ter uma ideia, algumas pesquisas indicam que quase 93% dos consumidores utilizam a aparência visual como critério de decisão na hora da compra.
O mesmo acontece com você: dependendo das cores que escolhe vestir ou dos tons que estão ao seu redor, as suas escolhas mudam completamente. Quer ver? Pense na cor preta. Em que ocasiões você usaria roupas com essa coloração? Provavelmente você respondeu que usaria em um velório ou em uma festa de gala. Mas já parou para pensar no porquê dessas ocasiões pedirem o preto?
E se você estivesse em uma sala com paredes pretas, qual você acha que seria a sua sensação? Ou o contrário: um lugar em que não houvesse preto em lugar nenhum? Para discutir um pouco mais sobre o significado dessa cor, tanto de acordo com a psicologia quanto pela espiritualidade e pelas crenças culturais, continue a leitura a seguir:
Direto ao ponto
Significado da cor preta na psicologia
O preto tem como característica principal o fato de ser a cor mais escura entre todas as tonalidades existentes na paleta de cores. Dessa forma, a primeira impressão que as pessoas têm quando se trata do preto está associada a sentimentos negativos, como medo, tristeza, morte, solidão, desespero, entre outras.
No entanto, ainda que exista uma ligação entre essa cor e o mundo da obscuridade, o preto não significa apenas coisas ruins. Em outras situações, ele também pode ser visto com bons olhos, já que é capaz de passar a ideia de luxo, elegância e refinamento.
Pense bem: quantas marcas você já viu cujos logotipos trazem apenas o preto em contraste com o branco? Muitas, né? Pois é. Essa aposta busca trazer um ar de limpeza, força e sofisticação às empresas. Dependendo das cores com as quais o preto é combinado, também é possível passar ideias como modernidade e inovação.
Outro efeito da cor preta é a aura de mistério em torno do que se deseja ser passado. A escuridão dessa cor transmite curiosidade e, por vezes, memórias emocionais. Sendo assim, capta a atenção de quem está vendo e provoca interesse por aquele “segredo”. Em alguns casos, a cor também pode ser associada ao masculino e ao impessoal. É uma boa opção para dar leitura às peças de design e destacar pontos-chave da campanha.
Dessa forma, de acordo com a psicologia das cores, o preto causa três efeitos no comportamento humano: o do medo, o da elegância e o da curiosidade.
A cor preta na espiritualidade
Partindo agora para o campo da espiritualidade, o preto é uma cor com bastante personalidade. Por estarmos em um país bastante influenciado pelo cristianismo, o primeiro pensamento que vem à nossa mente quando imaginamos a cor preta é o luto. Isso porque, para a religião católica, essa cor está associada à morte e à tristeza. Por ser a ausência de todas as cores ou luzes, o preto é constantemente ligado ao mal, ao submundo, à condenação, à angústia e à penitência.
No entanto, esse é um conceito que varia de acordo com a fé de cada um. Como vimos, essa cor também tem seu lado positivo — pode ter a ver com fertilidade, autoridade e sofisticação.
No Islamismo, por exemplo, ainda que o preto também esteja associado ao luto, ela é um amuleto a ser usado contra o mau-olhado. No xamanismo, a cor corresponde à nudez espiritual, estando presente em diversos símbolos dos rituais de iniciação, a fim de representar a renúncia de antigos ideais ou de bens materiais. Em algumas cerimônias, os xamãs se isolam em um lugar sem luz para enfrentar os problemas e deixar os medos para trás.
Nesse mesmo pensamento, diversos povos associam o preto ao fim da infância e ao início da vida adulta, já que é um período que exige esse abandono de determinados comportamentos.
No Antigo Egito, o preto correspondia à ressurreição e à vida eterna, levando em conta que a vida emerge da escuridão. A cor era ainda o símbolo da deusa egípcia da fertilidade, Bastet.
Entre os povos africanos, por sua vez, a lógica se inverte: enquanto o luto é simbolizado pelo branco, a cor preta é capaz de trazer a cura e levar a morte para longe. Ou seja, o significado do preto está muito mais relacionado à espiritualidade de cada um do que a uma regra específica.
Como e quando usar preto
Mas quando o assunto é moda, as regras de etiqueta costumam ser menos flexíveis. Lembra que lá no começo do texto nós falamos sobre as situações em que você provavelmente usaria roupas da cor preta? Você provavelmente respondeu velórios ou festas de gala. A resposta estava na ponta da língua, porque já conhecemos as ocasiões que pedem essa tonalidade.
Se você é uma pessoa que possui diversas peças pretas no seu guarda-roupa, isso provavelmente demonstra que você é uma pessoa ambiciosa e que gosta de transmitir elegância. Também pode significar que tem uma personalidade persistente, perfeccionista e bastante resolutiva. Ou seja, você sempre tenta resolver os problemas que aparecem no seu caminho. Por outro lado, no fundo, tem muito medo de errar; e o preto é uma forma de esconder esse sentimento atrás da roupa.
Ou, ainda, o uso constante dessa cor é uma forma de expressar o desejo pela liberdade e a rebeldia. É o caso dos rockeiros, dos anarquistas, das bruxas e de vários outros grupos que amam se vestir de preto.
De qualquer forma, é uma cor para quem tem personalidade forte e busca alcançar algum tipo de poder e prestígio. Portanto, uma ocasião perfeita para usar preto são as festas grandes e importantes, como eventos de gala. Como eles geralmente reúnem muitas pessoas notáveis, é uma maneira de mostrar o seu requinte sem atrair tanta atenção desnecessária.
Outra ocasião que pede o preto são os velórios e funerais. Utilizar vestimentas dessa cor quando alguém morre é uma maneira de expressar respeito a quem faleceu e também aos seus familiares, mostrando as suas condolências por aqueles que estão em sofrimento.
Cromoterapia na decoração
O preto também tem seu papel na cromoterapia. Essa técnica terapêutica é bastante antiga e já foi utilizada nas primeiras grandes civilizações. Ela faz uso das funções das cores para melhorar o bem-estar da mente e do corpo, de forma a amenizar sintomas e a complementar outros tipos de tratamento. As cores podem ser aplicadas em diversos elementos, como lâmpadas, roupas, alimentos, janelas e, principalmente, objetos de decoração.
Na cromoterapia, o preto simboliza a energia telúrica, ou seja, da terra. Dessa forma, não doa nem recebe energia. A sua atmosfera é silenciosa e com efeito repulsivo. Ainda assim, ela tem as suas utilizações, considerando que possui efeitos significativos no nosso comportamento e na forma como nos relacionamos.
O principal deles é afastar o medo, os traumas e a insônia. Também pode ser usado como contraponto ao exagero de outras cores na vida do paciente, como uma espécie de antídoto.
Por transmitir a ideia de luto e solidão, o preto tende a ser poderoso quando o objetivo é proporcionar a virtude da proteção e da capacidade de se concentrar em si mesmo. Dessa forma, o seu uso, na cromoterapia, confere autoconfiança e mais foco nas questões internas. Um exemplo disso é utilizar a cor preta em palestras ou reuniões, quando é necessário que a pessoa seja ouvida e respeitada. Assim, ela ajuda a transmitir autoridade e evita que as emoções tomem conta.
No entanto, o preto não deve ser utilizado de forma excessiva, pois isso pode gerar submissão, revolta e até um pouco de confusão temporal. Nesse contexto, indica-se a pedra Onix.
Significado da cor preto no Ano-Novo
Durante o Ano-Novo, vestir roupas pretas tende a não ser muito bem visto pelas outras pessoas. Esse pré-julgamento tem a ver com aquilo que conversamos da espiritualidade: pela enorme influência das crenças católicas em nosso país, o preto é associado ao luto e aos sentimentos negativos, portanto, não deveria ser utilizado durante a passagem do ano. Em um momento de renovação, o uso dessa cor pode parecer um desaforo.
No entanto, não é bem assim. O significado da cor preta no Ano Novo está ligado ao mistério, à auto análise e também à dignidade. É uma cor que atrai poder, sobriedade e hombridade. Além disso, como já vimos, transmite luxo, requinte e elegância de uma maneira que nenhuma outra cor consegue.
Durante a virada do ano, o preto pode ser útil para proteger contra as energias negativas do ambiente, das pessoas ao seu redor ou do próprio ano que se inicia. Isso porque ele é a ausência de cor e, portanto, de vibração, garantindo um novo ciclo mais seguro e estável.
Você também pode gostar
O preto atrai ainda independência e firmeza, sendo uma ótima opção quando se planeja começar um novo projeto ou tomar decisões mais assertivas no futuro.
Viu como o preto tem muito mais efeitos do que você imaginava? Ele tem seus prós e contras, bem como as suas ocasiões mais e menos adequadas. Se você se interessou pelo assunto, mergulhe nesse universo colorido e conheça o significado das outras cores aqui no Eu Sem Fronteiras!