Gladíolo, também conhecida como palma-de-santa-rita e palma-holandesa, é a principal flor utilizada em oferendas para Iemanjá, orixá das religiões de matriz africana. Com o nome científico Gladiolus hortulanus, ela é originária da África do Sul e Equatorial, apresentando cerca de 150 espécies, que se desenvolvem em clima tropical.
Na Antiguidade, o gladíolo era usado pelos gladiadores para atrair boa sorte nas batalhas. Atualmente, a planta é considerada ornamental por ter flores abundantes, organizadas em cachos, que podem ser brancas, amarelas, rosas, roxas, vermelhas ou lilás. Ainda assim, existe outro uso associado a essa representante da flora.
No conteúdo que preparamos, você vai descobrir que o gladíolo carrega um simbolismo na espiritualidade que pode fazer diferença na sua vida, estimulando virtudes que vão te ajudar a viver com mais plenitude. Então, para quer descobrir os detalhes sobre o significado de Gladíolol, continue lendo o artigo!
Saiba mais sobre Gladíolo:
Qual o significado de Gladíolo?
Para começar a entender o que a flor gladíolo simboliza, é preciso estudar o significado da palavra que a nomeia. Em latim “gládios” significa “espada”. Não à toa, na Grécia Antiga utilizavam a flor para homenagear os gladiadores que venciam mais embates. Logo, a planta passou a ser vista como um símbolo de vitória.
Mas não eram só os guerreiros que recebiam flores. Entre os apaixonados, o gladíolo era interpretado como um símbolo de desejo e de saudade. Então, se alguém recebesse essa flor, deveria se preparar para encontrar com quem amava.
Outro significado tipicamente associado ao gladíolo é o da riqueza. No País de Gales, que tem a flor como símbolo da nação, acredita-se que aquela(e) que avistar o primeiro gladíolo de uma nova estação terá prosperidade financeira durante todo o próximo ano.
Ou seja, o gladíolo simboliza a vitória, o encontro de amantes e a riqueza, dependendo do contexto no qual é apresentado, independentemente das cores das pétalas. Além disso, a flor traz um significado importante para a espiritualidade, como veremos no próximo tópico.
Gladíolo para a espiritualidade
Na espiritualidade, o gladíolo é, principalmente, um símbolo de superação de desafios. Junto a essa virtude, a flor estimula a coragem, a resiliência, a determinação e tudo que for preciso para superar as adversidades da vida, sejam elas quais forem.
Mesmo que você não esteja passando por um momento difícil, no entanto, o gladíolo pode ser útil para os seus dias, lhe trazendo equilíbrio emocional e conexão com forças divinas, que vão te proteger e iluminar. Inclusive, se você quiser se purificar com a planta, pode fazer a seguinte simpatia:
Ingredientes
1 punhado de pétalas de gladíolo
1 punhado de alecrim do campo
1 punhado de rosas vermelhas
1 folha de espada-de-são-jorge
1 punhado de louros verdes
1 punhado de erva-de-santa-bárbara
3 litros de água
Incenso de mirra
Preparo
Em uma quinta-feira de Lua Crescente, durante a noite, ferva todas as ervas na água. Em seguida, coe o líquido e coloque as ervas para secar ao Sol, no dia seguinte.
Depois de tomar seu banho higiênico, derrame o líquido que foi coado sobre seu corpo, do pescoço para baixo.
Em outro dia, quando as ervas já estiverem secas, queime-as com um incenso de mirra, enquanto diz:
“Fogo de Deus, fogo celestial, fogo sagrado, que toda a impureza seja queimada e destruída em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que a Santa Divina Trindade. Queimei, destruí e reduzi ao nada todas as más influências, assim como todo o mal”.
Benefícios da Gladíolo
O gladíolo ainda traz outros benefícios para o seu corpo e para a sua mente, de acordo com a espiritualidade. A seguir, descubra quais são eles:
1) Ativação de memórias
Em funerais ou em momentos de muita saudade, a visualização do gladíolo pode auxiliar na ativação das memórias boas com a pessoa que está fazendo falta, já que é associada à lembrança e ao encontro.
2) Relaxamento
A essência de gladíolo pode ser utilizada, com recomendação médica, para aliviar o estresse e a ansiedade, apresentando um efeito calmante e relaxante sobre o corpo e a mente.
3) Encorajamento
Admirar um gladíolo ou carregar um acessório que representa a flor é uma maneira de atrair mais coragem na hora de superar os momentos difíceis, funcionando como um encorajamento em diversas situações.
4) Aumento da autoconfiança
Como o gladíolo é uma planta associada à vitória, manter um vaso com a flor no seu campo de visão, seja ao trabalhar ou ao estudar, aumenta sua autoconfiança ao transmitir suas ideias, apresentar planos e concretizar suas ambições.
5) Proteção contra vibrações negativas
Por ser associado a Marte, deus da guerra na Roma Antiga, carregar um amuleto em forma de gladíolo garante proteção contra o mal nas situações desafiadoras da vida.
6) Estímulo do amor e da fertilidade
Uma vez que o gladíolo está relacionado com Freya, a deusa do amor e da fertilidade na mitologia nórdica, receber um arranjo da flor de presente pode favorecer esses aspectos.
7) Conquista da iluminação espiritual
Na Numerologia, o gladíolo é o símbolo do número 7, que representa a perfeição espiritual e a conquista da liberdade. Logo, meditar ou rezar ao lado da flor aumentará sua conexão com o divino.
8) Promoção da cura física e emocional
Para o espiritismo, uma das flores responsáveis pela cura física e emocional de uma pessoa é o gladíolo. Nesse caso, receber a planta em um momento delicado pode te fortalecer.
9) Incentivo à determinação
Visto que, na Astrologia, os símbolos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) são associados ao gladíolo, a determinação presente nos nativos também se destaca na planta, que atrai tal virtude para quem a visualiza.
10) Atração de boa sorte
Na espiritualidade, o gladíolo é conhecido por atrair boa sorte a quem o vê, seja em um sonho, em uma floricultura ou em outro contexto.
Consumo
Todos os benefícios da gladíolo podem chegar até você com a simples visualização desta flor na sua casa ou no seu ambiente de trabalho. Um acessório inspirado nela ou um amuleto com a mesma ideia também lhe farão muito bem. Entretanto, algumas pessoas preferem ingerir a planta. Há uma possibilidade: Saladas.
Gladíolo não é uma planta saborosa e dificilmente é utilizada em chás. Apesar disso, o fato de as pétalas não terem gosto permite que sejam usadas de forma decorativa em uma salada, por exemplo.
Receita
Como o gladíolo não é comumente utilizado na culinária, há apenas uma receita que você pode reproduzir com essa flor. Você pode variar os outros ingredientes, mas a forma de prepará-la será sempre a mesma. Confira:
Salada com gladíolo
Ingredientes:
1 alface americana
1 beterraba ralada
2 cenouras raladas
1 cebola roxa cortada em rodelas
1 tomate sem sementes cortado em rodelas
1 punhado de pétalas de gladíolo
Preparo:
Depois de lavar bem todos os ingredientes, misture-os em uma tigela. Você pode temperar a preparação com sal, pimenta, azeite e vinagre, de acordo com a sua preferência. O gladíolo deixará a receita mais colorida e positiva energeticamente, embora não traga um novo sabor ao prato.
Você também pode gostar:
Contra indicações
O gladíolo não apresenta contra indicações, a não ser que você tenha algum tipo de alergia à planta. Ainda assim, gestantes, lactantes e crianças devem consultar um profissional da saúde antes de ingeri-la.
Com base nas informações apresentadas, você já sabe como o gladíolo pode te tornar uma pessoa mais positiva, vitoriosa, corajosa e determinada. Para espalhar essa onda de boas energias, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!